O Democratas do pré-candidato Zé Ronaldo, que lidera às negociações para a composição da chapa majoritária, está sendo protagonista na formação de um grande arco de aliança de oposição. Os partidos da base oposicionista se reúnem na próxima segunda-feira (28) para definir a chapa que disputará o governo da Bahia. Os políticos e lideranças pretendem fazer todos os acertos necessários para que a negociação para a composição da chapa transcorra sem imprevistos.
O grupo pretende anunciar os candidatos a vice e ao Senado após encontro com lideranças dos partidos aliados para tratar da formação de coligação. O deputado Jutahy Magalhães (PSDB) já se apresentou como o primeiro postulante ao Senado. São cogitados como possibilidades para compor a chapa majoritária a vereadora Ireuda Silva (PRB) e o deputado Irmão Lázaro (PSC) que devem sair como candidatos. Já a vaga de vice pode ser formada por Taíssa Gama (PTB), pelo vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), ou até por Lázaro.
O PRB e o PSC não aceitam ficar fora da majoritária e brigam por disputa de espaços para serem contemplados na composição da chapa de oposição.
Não há definição sobre quem, de fato, fará composição de oposição ao atual ao pré-candidato Zé Ronaldo. Este encontro de segunda vai definir os rumos do grupo com musculatura para eleger uma grande bancada na Assembleia, na Câmara dos Deputados, no Senado e até governo do Estado.
Mathias Jaimes e Rafael Santana