Ozempic, Olire e Lirux: Medicamentos inéditos prometem ampliar acesso ao combate à obesidade no Brasil

NurPhoto / GettyImages

A Anvisa autorizou a produção de dois medicamentos inéditos no Brasil para tratar diabetes e obesidade. O Lirux e o Olire, desenvolvidos pela farmacêutica EMS, serão fabricados com tecnologia brasileira e devem chegar ao mercado em 2025. A EMS afirma que os produtos serão feitos inteiramente no país, desde a matéria-prima até o produto final, representando um marco no setor farmacêutico nacional.

Os medicamentos são análogos de GLP-1 e terão aplicações diárias, diferente de outros produtos como o Ozempic. Enquanto o Lirux terá doses de até 1,8 mg por dia, o Olire poderá chegar a 3 mg. Ambos são injetáveis e prometem ampliar o acesso a tratamentos no Brasil, especialmente após a perda da patente da liraglutida, princípio ativo usado em medicamentos similares no exterior.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Salvador adota tecnologia inovadora no combate às arboviroses

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá mais um passo …