Parceria permite novas unidades de coleta de recicláveis em Salvador

Neste mês de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, é marcado também pelo reinicio das atividades de coleta seletiva em Salvador, suspensa há 15 meses em função da pandemia. Esse retorno acontece nesta sexta-feira (11), com a abertura de três unidades Casa Soma de coleta de resíduos recicláveis, que ficarão sediadas no bairros de Stella Maris (Praça de Stella Maris), Ribeira (Largo do Papagaio) e Paripe (sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas). A iniciativa foi anunciada pela manhã pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e de representantes da startup de impacto So+ma e do Grupo Heineken, patrocinador do projeto.



“Com essa parceria, Salvador dá um passo a mais na questão da coleta seletiva na cidade. Falar em meio ambiente e sustentabilidade é falar de futuro e, somente com parcerias, vamos poder construir juntos um mundo mais saudável. Nesta ação da Casa Soma, foi assumido o compromisso de não só consolidar, mas também ampliar o programa”, disse o prefeito.

Valter Pontes SECOM

A volta do recebimento de materiais através dos contêineres das unidades da Casa So+ma marcará também a expansão da parceria com o Programa Soma Vantagens, que é desenvolvido pela startup SO+MA e patrocinado pelo Grupo Heineken no Brasil. O objetivo do programa, que em 2019 inaugurou em Salvador duas unidades de coletas de materiais – uma em Paripe e a outra em Periperi, é chegar até setembro de 2021 com 12 estruturas implantadas na cidade, sendo duas delas em espaços privados.

“A atividade de coleta seletiva é extremamente necessária para a cidade, tanto do ponto de vista ambiental como do social. Quando conseguimos fazer com que esses dois fatores façam parte de um mesmo projeto, é inspirador. Esse é o caso dessa parceria da Prefeitura com a SO+MA. Ela estimula a consciência ambiental do cidadão através de uma moeda social, que é o resíduo reciclável, e ainda movimenta a economia local”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França, também presente na ocasião.

De acordo com a fundadora da SO+MA, Claudia Pires, o projeto busca construir diálogo e reforçar hábitos. “Queremos continuar estimulando boas práticas e mostrar que comportamentos benéficos, como o hábito da reciclagem, por exemplo, geram impacto positivo na comunidade”, comentou.

Valter Pontes SECOM

Economia circular – Esse formato de estímulo à coleta seletiva visa, sobretudo, promover a economia circular e oferecer benefícios reais para atitudes socioambientais dos cidadãos. Isso porque, com o descarte, a população pode acumular pontos e trocá-los por produtos ou serviços, como cursos profissionalizantes, alimentação básica e itens de higiene – auxílio de grande importância, em especial, para pessoas em situações de vulnerabilidade durante o período de pandemia. O Grupo Heineken é um dos principais parceiros do programa, que vem atuando em conjunto desde a concepção do projeto. “Nós acreditamos na importância deste programa como um catalisador de mudança social e ambiental, pois ele olha não apenas para a gestão de resíduos, mas também para o desenvolvimento da comunidade local. Por meio dessa parceria, queremos fomentar o diálogo em relação a temas importantes, além de gerar oportunidades e capacitar a população”, afirmou Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

O representante da Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), Luiz Carlos Rebouças, ressaltou que a iniciativa é mais uma contribuição para que Salvador consiga vencer um grande desafio: garantir a realização da coleta seletiva na cidade. “Na Caec são 55 famílias que vivem diretamente do beneficiamento e coleta dos materiais. Essa ação com a Casa Soma vai incentivar a coleta seletiva para tornar Salvador uma cidade mais sustentável e levar o material diretamente para os atores envolvidos”, declarou.

Resultados – Até março de 2020, antes da pandemia, 155,5 toneladas de resíduos foram reciclados através das unidades de Paripe e Periperi, com 2 mil famílias cadastradas e 37 cursos profissionalizantes realizados. Além disso, um total de 8.651 trocas por itens de higiene pessoal, limpeza, serviços e alimentação. Inclusive, o maior volume foi referente a alimentos, com 8.098 trocas.

Como funciona – Para participar dos benefícios, o cidadão precisa fazer um cadastro no site www.app.somavantagens.com.br . O material levado até uma Casa Soma é pesado e o valor é convertido em pontos, que podem ser trocados depois por benefícios. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Todos os resíduos recicláveis arrecadados são destinados às cooperativas e a renda obtida com a comercialização do montante é 100% revertido para essas entidades.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …