Uma parceria entre a Prefeitura e o Lar Fabiano de Cristo, em Coutos, deverá permitir a instalação da Casa da Sabedoria no Subúrbio Ferroviário. A iniciativa, a ser realizada através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem o intuito de atender a demanda reprimida da comunidade, levando em conta que hoje a unidade só atende 150 pessoas acima de 60 anos.
“Com isso, o objetivo é lançarmos um edital de forma que organizações da sociedade civil se inscrevam para implantação da Casa da Sabedoria e, com o chamamento público, identificarmos propostas para implantarmos e executarmos serviços referentes a três Centros de Convivência do Idoso”, declarou o titular da Sempre, Kiki Bispo, ao visitar a instituição na quinta-feira (8).
Os valores ainda serão definidos, mas, de acordo com o gestor, serão alocados no Fundo Municipal do Idoso. “Dessa forma, será possível implantar serviços socioassistenciais voltados para essa população em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos. A ideia maior é fortalecer os idosos para que eles não cheguem aos abrigos”, frisou Bispo.

A supervisora do Lar Fabiano de Cristo, Daniela Menezes, afirmou que a assistência aos idosos não envolve apenas a econômica, mas principalmente a psicológica. “Com a pandemia eles foram o público mais vulnerável e esse projeto os ajudará muito. Afinal, sabemos que o contato é muito importante porque a vulnerabilidade é muito mais abrangente que o material. A depressão, para eles, chega em uma semana, embora muitos não tenham essa consciência”, alertou.