O prazo para partidos e coligações apresentarem o pedido de registro das candidaturas nas eleições de outubro termina nesta quarta-feira (15). Na quinta-feira (16), começa o período da campanha eleitoral nas ruas.
As datas foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que colocou em pauta o que pode ser permitido aos candidatos a partir desta quinta-feira: realizar comícios, carreatas, distribuir material gráfico e fazer propaganda na internet (desde que não paga).
Nesta quarta-feira (15), o PT deve registrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que pode gerar grandes questionamentos, porque, além de estar detido, o ex-presidente se encaixa na lei da Ficha Limpa.
A legislação considera inelegível quem for condenado por órgão colegiado, como é o caso do ex-presidente. De acordo com o site G1, advogados do PT já preveem que o TSE pode julgar se a candidatura de Lula é legal ou não antes mesmo do início do horário eleitoral no rádio e na TV. O partido anunciou como vice na chapa de Lula o ex-prefeito Fernando Haddad.
Informações reproduzidas da Tribuna da Bahia On Line