Passeio ciclístico marca encerramento das ações da campanha ‘Outubro Rosa’ em Salvador

Foto: Reprodução/Facebook de Taíssa Gama

As atividades em torno da Campanha ‘Outubro Rosa’ vão até o dia 31 para conscientizar a população sobre o câncer de mama. A edição deste ano da campanha “Outubro Rosa – Um gesto de amor” foi encerrada no último domingo (29), no Dique do Tororó, com um passeio ciclístico pelas ruas. O objetivo é alertar as mulheres para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O Passeio Ciclístico teve concentração pela manhã com saída em frente a Arena Fonte Nova. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal,  de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) com apoio da Empresa Salvador Turismo (SALTUR), Faculdade UNINASSAU, Unifacs, Odonto System, NOB, Totalis, Shopping Center Lapa, Instituto Avon, Ivecan e Hospital Santa Izabel. Durante a ação, houve também plantio de árvores no espaço verde do Dique.

A ação visa alertar o público feminino para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Passeio

O Passeio Ciclístico teve concentração no Dique do Tororó pela manhã com saída em frente a Arena Fonte Nova.

Foto: Reprodução/Facebook de Taíssa Gama

“Mais uma vez, reforçamos este importante movimento do Outubro Rosa, que é o de disseminar conhecimento sobre o câncer de mama”, explica a secretaria da SPMJ, Taíssa Gama.

Doação 

Os participantes que fizeram doação de leite em pó ganharam uma camiseta do evento. Os ciclistas disporam de acompanhamento de ambulância, carro de apoio, batedores e água.

Ações da SPMJ 

Dada a importância do assunto, a SPMJ reforça a parceria com as empresas e instituições parceiras, que este ano teve como tema “Um gesto de amor”,  para incentivar a realização de exames preventivos.

Sob o slogan “Um gesto de amor”, a SPMJ chama a atenção também para a necessidade de conhecer os direitos que garantem acesso ao diagnóstico e tratamento.

A secretaria desenvolveu trabalhos em parceria com empresas e instituições, que visam à redução da mortalidade e contribuem para a disseminação do conhecimento acerca da doença.

Além do passeio ciclístico, ao longo do mês de outubro, a SPMJ realizou outras ações como distribuição de lacinhos da campanha e iluminação da fachada na cor rosa.

Durante a Campanha, a SPMJ tem como objetivo organizar e promover eventos, campanhas e ações que envolvam a temática do câncer nas mulheres.

A secretária da SPMJ, Taíssa Gama, participou do encerramento das da Campanha Outubro Rosa durante a grande mobilização no domingo que contou com ação social e plantio de árvores no Dique.

Foto: Reprodução/Facebook de Taíssa Gama

“A Campanha do Outubro Rosa que tivemos a oportunidade de desenvolver na SPMJ foi algo sem precedentes em Salvador. Durante todo este mês, levamos a mensagem da prevenção ao câncer de mama a milhares de pessoas na nossa cidade. Se uma vida tiver sido salva, já terá valido muito a pena! Gostaria de agradecer a todos que trabalharam nas nossas atividades, a todos que se envolveram, a todos que passaram pela nossa carreta, a todos que tiveram contato com nosso material de divulgação. Este trabalho foi feito por vocês e para vocês. Só tenho a agradecer a todos que abraçaram essa campanha do Outubro Rosa e suas ações com a gente. Nossos servidores vestiram a camisa rosa e durante o mês realizamos a maior campanha do Outubro Rosa que Salvador já viu com sete ações acontecendo simultaneamente. Como o próprio slogan da campanha já fala “Um gesto de amor”, resume Taíssa.

Movimento Outubro Rosa 

Criado nos Estados Unidos na década de 1990, o movimento Outubro Rosa se espalhou pelo mundo para levar à sociedade a importância de prevenção ao câncer de mama, com foco no autoexame.

No Brasil, o movimento teve início em 2002, quando um grupo de mulheres teve a iniciativa de iluminar de cor de rosa o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

Cerca de 960 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2017, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Destes, aproximadamente 60 mil novos casos são de câncer de mama. Hoje milhares de pacientes e suas famílias, amigos, colegas convivem com a doença.

De acordo com a organização European Patients Forum, empoderar as pessoas que lutam contra o câncer, promove o desenvolvimento e a implantação de políticas, estratégias e serviços de saúde, direcionados a capacitá-las para envolverem-se na gestão de sua condição.

Com o passar do tempo, os governos e organizações foram desenvolvendo ações relacionadas à campanha, que se tornou internacional.

Rafael Santana com informações da internet

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …