Plataforma recebe sessão itinerante da Câmara

Os vereadores de Salvador realizaram a sessão ordinária da Câmara no bairro de Plataforma, no Centro Cultural Plataforma, no Subúrbio Ferroviário na tarde desta segunda-feira (23). A ação faz parte do Projeto ‘Câmara Itinerante’ que percorre pontos da cidade. Na oportunidade, a população pôde utilizar a Tribuna Popular e apresentar e pontuar demandas, intervenções e reivindicações necessárias para a região do Subúrbio Ferroviário e Ilhas.

Para o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), a ‘Câmara Itinerante’ é uma oportunidade da população falar ainda mais diretamente com os vereadores. “A reunião aproxima o cidadão dos vereadores, que passam a conhecer melhor as reivindicações e as demandas de cada região da cidade. Plataforma tem problemas de reivindicação antiga, como a saúde e o transporte. A questão da falta da saúde também foi colocada pelos moradores, pois é uma região que tem muita carência. Encaminharemos as demandas aos órgãos competentes para que as melhorias possam acontecer o quanto antes”, garante.

O presidente reforçou o resgate e a retomada do projeto que conta com a participacao do povo de forma constante. “O povo de Plataforma é um dos mais politizados de Salvador. Quero elogiar a coordenadora, vereadora Aladilce e o coordenador executivo do Câmara Itinerante, Renato Jorge. Assumi o compromisso de resgatar o projeto para aproximar a política das pessoas. Tive receio, preocupação e medo, porque as noticias que a gente tinha era de troca de tapa, murro e tapa no olho. Para minha surpresa, é um projeto que deu muito certo”, destaca o presidente da Câmara.

Na oportunidade, Prates lembrou que a Câmara esta perto de alcançar o recorde no número de 90 sessões no legislativo. “Estamos perto de bater o recorde depois dos últimos 20 anos. No começo do meu mandato, disse que seria 100 sessões ordinárias. Isso é motivo de orgulho para a cidade de salvador”, ressalta Prates.

Conforme a coordenadora executiva do ‘Câmara Itinerante’, vereadora Aladilce Sousa (PCdoB), a Câmara foi até o Subúrbio Ferroviário para escutar da população os problemas na região para chamar atenção da autoridades em darem o apoio necessário. “Nós sabemos que existem muitos problemas de dificuldade de acesso à serviços públicos na área de saúde com duas unidades sendo fechadas que poderiam estar funcionando. É preciso resgatar e fortalecer o Programa de Saúde da Família, reabrir a UPA e o Centro de Saúde de Plataforma e fazer investimentos nos outros serviços. Nós temos o João Batista Caribé que precisa ser fortalecido e voltar a ser equipado para ser uma instituição voltada para a mulher, fortalecer e ampliar o Hospital do Subúrbio e ampliar a atenção básica. Nós temos no Subúrbio e em toda Salvador hoje crescendo uma epidemia de sífilis congênita e isso é um absurdo. Nós não podemos fechar os olhos pra isso. É preciso que as autoridades, que a Câmara abrace isso e que o executivo se preocupe e coloque no centro de suas ações a saúde pública, além do transporte e outras demandas e reivindicações da população”, disse Aladilce.

A vereadora destaca o acerto da Câmara de retomar o projeto e a ação no sentido de aproximar o legislativo da população. “Dessa forma, a gente vai qualificando a política, aproximando, transformando e fazendo com que essa sessão seja um canal de aproximação da Câmara e do poder público com a população para fortalecer o poder do cidadão”, acredita a comunista.

O vereador Orlando Palhinha (DEM) destacou que as sessões do Câmara Itinerante reduzem a distância entre a população, a Prefeitura e a Câmara. Acaba ampliando os horizontes para que o legislativo e o executivo possam trabalhar mais de perto e conseguir, por meio dos pedidos da população, trabalhar mais pela comunidade e dar mais retorno quanto às reivindicações. “Agradecer a Câmara de Vereadores por estar no Subúrbio Ferroviário. É a quarta edição do Câmara Itinerante em que a Câmara abre as portas para as lideranças locais fazerem suas reivindicações através da Mesa Diretora e dos vereadores. É uma grande honra. É um projeto antigo que já existia. Ficou paralisado em um determinado momento e eu, como terceiro vice-presidente da Mesa Diretora, conversei com o presidente Leo Prates e com a vereadora Aladilce a demanda das comunidades e a gente renovou esse projeto. É um momento importante que a Câmara, mais uma vez, se faz presente, porque nem todo mundo tem condições de pegar um transporte para ir à Câmara Municipal levar sua reivindicação. A Câmara Itinerante é a oportunidade que a população tem de se aproximar ainda mais da Câmara Municipal de Salvador”, destaca.

Palinha aproveitou o momento para cobrar mais uma vez ao governo do Estado a reabertura da UPA de Escada e a Unidade de Saúde de Plataforma que é um desejo da população. “Pra mim, é a pauta número 1”, frisa.

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

Para o vereador Silvio Humberto (PSB), a Câmara ir até Plataforma é reconhecer o direito à cidade. “Normalmente, quando se pensa no Subúrbio, as pessoas têm uma frase que é muito comum: ‘eu vou até a cidade’. Aí vem a pergunta: você vai até a cidade, estando na cidade? Eu acho que é um exercício de cidadania a Câmara não só ouvir, mas escutar as pessoas, saber quais são os problemas. Mais do que escutar os problemas, é saber as soluções que as pessoas apresentam. Eu entendo que o poder público tem que fazer isso, de potenciar as soluções que já existem. Esse é um lugar que tem uma economia própria, que tem uma orla fantástica, As pessoas e o poder público ficam concentrados na Orla Atlântica. Tem a zona do pescado, tem um circuito gastronômico. O Subúrbio precisa, de fato, de investimentos de verdade, investindo nas pessoas que, certamente, os resultados aparecerão. A Câmara vai ao subúrbio fazer esse reconhecimento e exercitar mais uma vez o que considero importante que é o poder do cidadão”, descreve Sílvio.

“Eu tenho dito que durante a eleição, nós vamos aos quatro cantos da cidade, e nada mais justo, do que voltar nesses quatro cantos, prestando contas e é isso que estimula para estimular as pessoas a cidadania ativa com participação cidadã que é fora do período eleitoral. É isso que nós defendemos e queremos estimular com a Câmara Itinerante”, completa o socialista.

Atendendo aos pedidos dos moradores, os vereadores pretendem apresentar indicações, projetos de leis e requerimentos que serão encaminhados ao Executivo, para atender demandas, intervenções e reivindicações da comunidade de Plataforma, entre outras melhorias.

Mathias Jaimes e Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …