Por iniciativa de Lorena Brandão, Câmara homenageia agremiações da Igreja Batista

Através de uma iniciativa da vereadora Lorena Brandão (PSC), a Câmara Municipal de Salvador realizou nesta quinta-feira (18), no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial que celebrou os 95 anos de fundação da União Feminina Missionária e os 70 anos da criação dos Embaixadores do Rei. As duas agremiações integram a Igreja Batista do Brasil.

A vereadora frisou que “nesta comemoração homenageamos pessoas que pregam a palavra de Jesus. O Evangelho ficou muito tempo preso entre quatro paredes. Mas os cidadãos que integram instituições como essas levam a mensagem divina às escolas, trabalho, faculdades e comunidades”. De acordo com a parlamentar, os representantes da União Feminina Missionária e os Embaixadores do Rei entendem as necessidades dos doentes e necessitados e, portanto, são merecedores da celebração realizada no Legislativo Municipal.

O pastor Daniel Costa, presidente da Associação Batista de Salvador, afirmou que a sessão especial se constituiu num encontro que celebrou a iniciativa de pessoas que se organizaram para levar aos lares a mensagem do Evangelho. Segundo o líder religioso, os “Embaixadores do Rei foram fundamentais para forjar o meu caráter e ensinar que precisamos, em nome de Deus, servir ao próximo. Portanto, é necessário agradecer muito ao Senhor pelo que nos tornamos através da atuação que temos nessa instituição”. O evento contou com apresentações musicais do Coral da União Feminina e do Coral Radical.

Trajetória / Desde o início da obra da Igreja Batista no Brasil, mulheres se reúnem para orar e trabalhar em missões. Mesmo antes de ser uma organização em nível nacional, elas se encontravam nas igrejas para estudar como evangelizar e praticar a beneficência. Em 23 de junho de 1908 surgiu, no Rio de Janeiro, a União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil, integrada por 20 sociedades de senhoras e cinco compostas por crianças. No ano de 1922 foi editada a primeira publicação da congregação, intitulada Revista para Trabalho das Senhoras Batistas. Em 1963 esta vertente da igreja passou a ser denominada União Feminina Missionária do Brasil. Além da edição de livros e revistas, a organização realiza ações de expansão do ministério (trabalho religioso).

Já a trajetória dos Embaixadores do Rei começou em 1883, quando um grupo de rapazes de 12 a 14 anos, da cidade de Owesboro, Kentucky, nos EUA, realizava reuniões para estudar missões e orar. A organização promove atividades que visam “os desenvolvimentos físicos, morais e espirituais dos meninos de 9 a 17 anos”. Já em 1908 os batistas do Sul dos Estados Unidos avaliaram que havia a necessidade de criar nas igrejas um ambiente mais apropriado para meninos desta faixa etária. E em 1909 já existiam 45 embaixadas envolvendo centenas de meninos, na Convenção Batista do Sul. E em 1915 já haviam mais de 4.500 embaixadores na igreja.

Também prestigiaram a mesa do evento o pastor Nerinaldo Luís, presidente da União Missionária de Homens Batista da Bahia; Célia Caribé, presidente da União Feminina Missionária de Salvador; Joel Anunciação, líder dos Embaixadores do Rei de Salvador; Emília Silveira, ex-secretária executiva da União Feminina Missionária da Bahia; e Elson Versoza, ex-líder dos Embaixadores do Rei. Célia Caribé e Joel Anunciação foram homenageados com placas da Associação Batista de Salvador (ABS).

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …