Por que cristãos praticam jejum e evitam carne na Quarta-feira de Cinzas

Mathias Jaimes #TVS1

A Quarta-feira de Cinzas não é só o fim do Carnaval, mas também o início da Quaresma, um período de 40 dias de reflexão e penitência para os cristãos antes da Páscoa. A Igreja Católica orienta os fiéis a praticarem o jejum, com apenas uma refeição completa ao dia, e a abstinência de carne, excluindo carnes vermelhas, aves e processados, mas permitindo peixes, frutos-do-mar, ovos, grãos e derivados do leite. A recomendação segue a lei canônica e se estende também para a Sexta-feira Santa.




Além dos católicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos também seguem a tradição, e algumas religiões de matriz africana adotam práticas semelhantes.

A Igreja incentiva que esse seja um período de oração, caridade e renúncia, reforçando a fé dos cristãos.

A Quaresma termina no Domingo de Ramos, que em 2025 será no dia 13 de abril.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Filha de Luis Roberto Barroso, Luna Von Brussel Barroso tem visto cancelado e tem que deixar EUA para não ser presa e deportada coercitivamente

A filha do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, teve o visto cancelado pelos Estados …