Por que espalharam as partes do corpo de Tiradentes por Vila Rica após a execução

Arquivo Público Mineiro / Reprodução

O 21 de abril marca o fim do “super feriado” de 2025 e relembra a execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em 1792. Condenado à morte pela Coroa Portuguesa por participar da Inconfidência Mineira, ele foi enforcado e esquartejado, com partes do corpo espalhadas em postes de Vila Rica. Hoje, Tiradentes é reconhecido como herói nacional e patrono cívico do Brasil.




A data virou feriado nacional em 1965, durante o governo militar de Castello Branco, que classificou Tiradentes como “o mais alto título de glorificação do nosso maior compatriota”.

Tiradentes era um homem do povo: dentista, comerciante, militar e leitor apaixonado. No início, se juntou à conspiração por revolta contra os impostos abusivos, mas com o tempo ganhou consciência política.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Gilmar Mendes recua e julgamento de Collor será retomado segunda (28)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o pedido de destaque do …