O transplante de oito palmeiras-reais deixou ainda mais verde o cenário da Praça João Mangabeira, nos Barris, que passa por requalificação da Prefeitura. As árvores foram retiradas de um trecho da Avenida Luiz Viana (Paralela) que passa por obras antes de serem realocadas, nesta sexta-feira (6), por equipes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). As palmeiras medem entre cinco a oito metros de comprimento e seriam descartadas caso não fosse realizado o transplante. A ação promove a preservação ambiental e agrega valor paisagístico.
O processo de transplante dos vegetais envolveu maquinários como caminhão munck e escavadeira. Pode parecer simples, mas a transferência exige cuidado, já que a árvore pode ser danificada e até morrer num procedimento malfeito. De acordo com o engenheiro agrônomo e subcoordenador de Manutenção Welison Quadros, é importante plantar a árvore na mesma posição em que ela foi retirada, pois o vegetal cresce e se desenvolve conforme a direção com a qual ela recebe a luz solar.
“O procedimento envolve tentar colocar a árvore nas mesmas posições em que ela estava exposta antes. Vale, inclusive, olhar o tipo de solo do novo ambiente, verificando se é similar ao de onde ela vivia”, explica Welison. Ele ainda explica que qualquer árvore pode ser transplantada, mas que as palmeiras são uma das melhores espécies porque possuem grande reserva de água e nutrientes. “O impacto nessa espécie é menor, diferente de uma árvore lenhosa”. Uma palmeira-real pode viver entre 50 a 100 anos.
Não é a primeira vez que este tipo de ação é realizado pela Seman. Já foram transplantadas três palmeiras-imperiais com mais de 10 m de altura, que estavam no traçado da nova passarela construída na Avenida Tancredo Neves. Elas foram levadas para o complemento paisagístico durante a obra de requalificação da Avenida Vasco da Gama. Outros oito coqueiros dentro da Praça Wilson Lins, na Pituba (antigo Clube Português), também foram realocados por conta da elevação da maré.
Requalificação – Salvador se prepara para receber mais um espaço de convivência e lazer totalmente requalificado. As obras na Praça João Mangabeira, localizada próximo à Estação da Lapa, seguem a todo vapor e estão previstas para serem finalizadas até as comemorações pelo aniversário de Salvador, em março. A área possui cerca de 30 mil metros quadrados e vai contar com equipamentos para quem quiser praticar esportes, como quadra poliesportiva, pista de cooper, quadra poliesportiva, campo de futebol, vestiário, academias de saúde e de musculação. O espaço também vai contar com anfiteatro para eventos, paisagismo, comunicação visual, iluminações cênica e em LED. Os pais poderão levar seus filhos para brincar em um dos diversos brinquedos que serão instalados no parque e no espaço infantil, que terão mesas de jogos, casa de Tarzam, castelinho, balanços, gangorras, escorregadeiras e amarelinhas. A João Mangabeira integra o pacote de cerca de 200 praças, entre novas e requalificadas, entregues pela Prefeitura nos últimos quatro anos. Cerca de 40 estão em obras.