A Prefetura pretende realizar o maior Carnaval de Salvador de todos os tempos, fazendo mais com menos. Assim definiu o prefeito ACM Neto durante a coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (17), no Teato Gregório de Mattos, ao anunciar que o evento vai custar cerca de R$ 50 milhões em investimentos, uma vez que a Prefeitura vai aplicar 10% a menos do montante se comparado ao que foi aplicado no ano passado, sendo que uma parte destes recursos será investido em serviços públicos, mas a maior parte do valor será da iniciativa privada. A expectativa é de movimentar a economia local.
“A prefeitura entra com menos da metade destes recursos para manter o equilibrio das contas e a austeridade fiscal. Renegociamos tudo, além de ter criatividade para fazer mais gastando menos. Queremos fazer o maior Carnaval de todos os tempos, gastando menos que o ano passado. A parceria com Skol e Air Europa foi fundamental. Estimamos que entre iniciativa privada e poder público, a conta final é de R$ 50 milhões, sendo que a Prefeitura entra somente com o serviço público. O carnaval é um investimento importante na cidade, porque gera emprego, aquece a economia e promove a cidade. Vamos fazer o maior carnaval de todos os tempos”, garante o prefeito.
Os investimentos para a edição do Carnaval deste ano terão um diferencial, ainda mais neste momento de crise que o país atravessa, além dos estados e municípios, o que exige das unidades da federação um maior controle, limite e prudência nos gastos públicos. A folia conta com o apoio financeiro de empresas privadas, entre elas, a marca Skol da empresa Ambev, a Air Europa e um terceira empresa parceira que será ainda anunciada pelo prefeito, que compõe um conjunto de patrocinadores da festa.
O Carnaval vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos e pretende movimentar a economia na cidade, com a expectativa de receber 750 mil turistas e com mais de 300 atrações nas ruas. Os números da folia na capital baiana, bem como as novidades para 2017, foram apresentados nesta terça em coletiva realizada no Teatro Gregório de Mattos. Também estiveram presentes os secretários de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, além de representantes dos patrocinadores oficiais do Carnaval, a Skol e a Air Europa. O objetivo é promover o Carnaval para divulgar as novidades da folia.
ACM Neto destacou, na coletiva desta terça, que a ocupação hoteleira para o Carnaval, cujo tema de 2017 será “Cidade da Música”, deve chegar a 97%. Conforme o prefeito, 9o0 mil visitantes são esperados para os festejos. O montante movimentado no período é fomentado por atividades de visitantes e foliões. Do total, um pouco mais de 750 mil turistas são esperados com quase 100% de ocupação da rede hoteleira, o que representa um incremento de 10% na economia da cidade.
“Esperamos mais de 750 mil turistas, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado. A expectativa é muito positiva em relação a ocupação da rede hoteleira. Esperamos chegar a 100% de ocupação”, acredita.
Em consonância com o discurso do prefeito, o atual Secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, destacou a grande expectativa para o Carnaval de 2017. A expectativa que foi no ano de 2016 de receber 700 mil turistas possa ser ampliada, até ultrapassando essa expectativa de 750 mil turistas visitando. É claro que nós estamos computando todos aqueles que vêm de outros estados e de outoros países e próprio baiano que se desloca do interior para Salvador neste período se hospedando muitas vezes não nos hotéis, mas na casas de familiares ou até alugando também imóveis, ajudando a aquecer a economia da cidade neste aspecto”, ressalta Tinoco ao mencionar um crescimento maior, do ponto de vista de circulação de pessoas.
Novidades – Durante a coletiva, o prefeito anunciou que Salvador terá mais 300 atrações sem cordas e mais de 700 horas de músicas. O tema do Carnaval deste ano é “Cidade da Música”, que celebra a música como a grande estrela da maior festa do planeta. A folia começa no dia 18 de fevereiro com o pré-carnaval, no ‘Fuzuê’, no sábado, com 24 atrações. No domingo, acontece o Furdunço com mais de 100 atrações que fazem o resgate e a releitura do carnaval das antigas.
O Carnaval deste ano garante uma programação diversificada para todos os foliões, especialmente, ao folião pipoca. Serão mais de 300 atrações a se apresentar com mais de 700 horas de música.
“O folião já foi celebrado no Carnaval do ano passado. Agora, é hora de celebrar a música que é uma marca diferenciadora da nossa terra”, lembra ACM Neto.