A disputa pela presidência da União dos Prefeittos da Bahia (UPB) apresentava, no momento, a candidatura única do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), até que o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT), decidiu entrar também no páreo ao anunciar também que é candidato com o apoio de mais de 100 colegas.
Luciano diz que a ideia de lançar candidatura surgiu em Guarajuba durante o encontro de prefeitos, em dezembro, quando um grupo de possíveis postulante se reuniu em defesa da candidatura de Eures.
“A UPB deve ser uma entidade independente e Eures quer fazer dela trampolim para se eleger deputado federal. Nossa proposta é voltada para os interesses dos municípios”, afirma Luciano.
O prefeito de Euclides da Cunha diz que a candidatura é suprapartidária, mas não é bem isso que corre nos bastidores. Dos mais de 100 prefeitos que defendem a candidatura do prefeito de Euclides, dois já declararam apoio a Luciano: ACM Neto, de Salvador, e Zé Ronaldo, de Feira de Santana, ambos do DEM.
A disputa promete ser acirrada entre os prefeitos aliados ao governo de Rui Costa e os gestores aliados de ACM Neto.
UPB
A UPB é a entidade que reúne os 417 prefeitos baianos, como uma espécie de sindicato. Conforme a atual presidente, Maria Quitéria, de Cardeal da Silva, a receita de pouco mais de R$ 400 mil mensais. Mais da metade do montante é gasto com despesas de pessoal.
Foto: Reprodução/Site o Sollo