O programa Selo da Diversidade Étnico-Racial, da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), contemplou 108 entidades que contribuíram com ações afirmativas e de igualdade racial ao longo do ano. A outorga da premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (13), no Hotel Monte Pascoal, no bairro da Barra, e contou com a presença da titular da Semur, secretária Ivete Sacramento, de autoridades, representantes dos contemplados e convidados.
A concessão do selo é renovada anualmente e, para se garantir entre os premiados, as instituições e empresas devem atender a diversos critérios pré-estabelecido por um Comitê Gestor. No caso de cumprimento das regras por um período de três anos, com notas acima de oito, a entidade recebe ainda o Selo Excelência. Por outro lado, o descumprimento das diretrizes implica em exclusão do grupo.
As organizações contempladas precisam seguir um plano de trabalho. Ao receber o selo, essas instituições assumem um compromisso com o município de promover ações de combate ao racismo, seguindo critérios como inclusão da juventude negra no mercado de trabalho, apoio a programas de primeiro emprego, formação de colaboradores para combater a discriminação racial, além de ações no ambiente de trabalho voltadas para a comunidade, parceiros e fornecedores. “Estes critérios devem ser cumpridos no período de 12 meses para que a entidade possa obter sua renovação a partir da reavaliação do Comitê Gestor. Este, por sua vez, se vale de notas para verificar se determinada instituição realmente implementou essas políticas no ambiente de trabalho, e se o plano trouxe os resultados propostos”, explica Leomar Borges, coordenador do programa.