A prefeitura de Salvador lançou na tarde de quinta-feira (17), em São Paulo, um calendário oficial de eventos como parte da campanha denominada “Salvador, Capital Oficial do Verão”. A programação contempla durante o Verão uma agenda cultural e festiva de Salvador com 60 eventos previstos, antes mesmo do Carnaval, entre eles, as lavagens e festas de largo, passando pelo já consagrado Réveillon de cinco dias, no Comércio, além dos ensaios das atrações que fazem a alegria dos foliões daqui e de outros cantos do Brasil e do mundo.
Com a realização dos eventos, a cidade pretende atrair 2,1 milhões de turistas no período, o que deve significar um crescimento de 15% do fluxo do ano passado. Conforme o prefeito ACM Neto, a oportunidade para que esses números se tornem reais está no crescimento do turismo interno provocado pela oscilação no preço do dólar.
Com a alta estação prolongada por causa da data do Carnaval (23 a 28 de fevereiro de 2017), a prefeitura pretende promover as atrações que antecedem a festa. “Teremos um dezembro, janeiro e fevereiro mais movimentado da história de Salvador”, garante Neto.
Ainda conforme o prefeito, três áreas da cidade serão priorizadas para o aquecimento desse período: a orla da Barra, a região boêmia do Rio Vermelho e o Centro Histórico. Há previsão, inclusive, de colocação de palcos nessas áreas no período da alta estação. “Carnaval continua sendo o grande carro-chefe do nosso calendário de eventos, mas Salvador no período do Verão é muito mais que Carnaval”, afirma Neto diante uma plateia repleta de jornalistas, operadores de turismo, o trade turístico nacional, empresários do ramo de entretenimento, artistas e patrocinadores.
O prefeito defendeu que o lançamento em São Paulo teve como objetivo dar maior “força econômica” ao calendário de eventos e comunicá-lo para todo o país. O foco maior foi na festa da virada, vendida por ACM Neto como o maior Réveillon musical do Brasil. “Já temos mais de 70% (de leitos) vendidos para o Réveillon. Não tenho dúvidas de que podemos chegar o mais próximo de 100%”, disse.
Artistas como Daniela Mercury e Saulo Fernandes participaram também do lançamento e reforçaram o convite da cidade.
Para o secretário municipal do Turismo, Érico Mendonça, o Ano-Novo se tornou um frutífero mercado do turismo em Salvador. “A transformação do Réveillon e ampliação da festa em cinco dias fortaleceu muito o setor turístico”, destaca.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, lembra que a festa também é pensada para os de casa. “Queremos que o turista chegue não só para passar a noite do Réveillon, mas que fique a semana inteira e ao mesmo tempo, retardar a saída do soteropolitano de Salvador”, ressalta.
A festa ganha também com inovações, a exemplo do voto popular, que irá decidir a atração da virada para 2017. Além disso, no início de dezembro, o público poderá também escolher entre dez bandas do cenário independente local para ser a primeira atração na Praça Cairu, no primeiro dia de festa – 28 de dezembro.
O prefeito aproveitou também para anunciar que o tema do próximo Carnaval será “Cidade da Música”, em homenagem ao título que a cidade recebeu da Unesco. Neto disse ainda que a folia tem se tornado mais democrática com o acréscimo de atrações sem corda e mais diversificada, com movimentos como o Furdunço.
Durante o evento, houve também o lançamento do “Xêro – Sinta Salvador”, uma essência que pretende criar a identidade olfativa da cidade. A fragrância será espalhada por hotéis, aeroportos, aviões, eventos e espaços públicos.
Além disso, foi anunciado também um evento chamado Festeja Verão, com diversas atrações, previsto para 21 de janeiro, em local ainda a ser divulgado.
Foto: Divulgação