Prefeitura e BID avaliam segunda etapa do projeto do novo Mané Dendê

Mais um passo importante foi dado pela Prefeitura para realização do projeto do novo Mané Dendê, que engloba saneamento e requalificação social e ambiental da área localizada no Subúrbio Ferroviário. A segunda etapa da missão foi avaliada em reunião realizada nesta quinta-feira (16), no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, com as presenças do prefeito ACM Neto e gestores municipais, além da delegação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), chefiada por Gustavo Mendez.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, a avaliação foi considerada positiva pelos representantes do BID e já foram indicadas novas tarefas a serem cumpridas para a terceira e última etapa da missão, que é a de julgamento do projeto, a ser realizada em maio deste ano. “Se conseguirmos cumprir com as determinações no mesmo ritmo que cumprimos as anteriores, a partir de agosto deste ano já poderemos assinar o contrato de financiamento para execução do projeto”, pontua Carreira.

Este é o primeiro contrato realizado na história do município que conta com financiamento externo desde a fase de elaboração. “O BID já adiantou US$750 mil em termos de cooperação técnica para preparação do projeto. Ou seja, é um recurso doado pelo organismo internacional diante da importância da iniciativa que vai beneficiar milhares de pessoas em uma área carente como a do Mané Dendê e imediações”, complementa o secretário da Casa Civil.

A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, ressalta que estas duas primeiras etapas contaram principalmente com realização de estudos, contratação de consultores e desenvolvimento do projeto básico para o local. “Estamos bastante atentos e otimistas para a realização deste projeto tão importante para Salvador”, complementa.

O projeto do novo Mané Dendê contará com investimento de US$135 milhões do BID, mais contrapartida da Prefeitura. A elaboração urbanística está a cargo da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). O projeto está dividido em cinco componentes, que englobam ações como contenção de encosta, macrodrenagem e obras de melhoria da localidade. Serão realizados ainda urbanização e paisagismo, melhoria habitacional, sistema viário e intervenções na área do programa, dentre outras intervenções.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …