Prefeitura inicia construção de Cras Modelo no Parque São Cristóvão para atender a 5 mil famílias

Valter Pontes SECOM Salvador

A Prefeitura de Salvador autorizou nesta sexta-feira (16) o início das obras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque São Cristóvão, mais um equipamento do tipo Modelo na capital baiana. O prefeito Bruno Reis esteve no local para assinar a ordem de serviço, com um investimento de R$3 milhões para a construção do espaço, que vai oferecer infraestrutura de ponta para o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social e melhores condições de trabalho para os profissionais da área.

O novo Cras atenderá 5 mil famílias referenciadas na região, que engloba não só Parque São Cristóvão como bairros vizinhos, a exemplo de Mussurunga, Parque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Cassange, Itinga, Vila Verde e Portelinha. Os Cras são a porta de entrada da rede de assistência social do município. Neles, a população é acompanhada por assistentes sociais e psicólogos, entre outros profissionais, e é encaminhada para serviços como CadÚnico, auxílio alimentação, aluguel social e outros benefícios e programas.

Bruno Reis destacou que essa é a quarta ordem de serviço assinada de equipamentos do tipo Modelo em menos de um mês: “Começamos a implantação de um Cras em Narandiba e de um Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) lá em São Marcos. Anteontem, estive em Brotas para autorizar a construção de um Cras Modelo e agora estamos aqui, no Parque São Cristóvão, para dar início à obra deste espaço que vai ajudar, em especial, a galera do Vida Nova, que é um case de sucesso da Prefeitura”, disse, citando os agentes do novo programa de assistência social do município.

O Modelo é um novo padrão construtivo que a Prefeitura está aplicando aos equipamentos da assistência social do município. Os espaços seguem uma planta específica, projetada para oferecer infraestrutura adequada de atendimento e de trabalho. O Cras Modelo Parque São Cristóvão terá sala de inscrição no CadÚnico, sala multiuso, salas de atendimentos, sala para psicólogos, brinquedoteca, copa, almoxarifado, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência (PCDs), entre outros espaços, todos climatizados.

Júnior Magalhães, titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), lembrou que a Prefeitura já entregou o Cras Modelo de Valéria e outro, na Boca do Rio, também está em obras. “Nós estamos partindo para a construção de espaços modernos, sair de estruturas alugadas e que não têm a qualidade que nós queremos. E assim, além do trabalhador ter um local de trabalho mais digno, estamos também olhando para o beneficiário do Cras, que terá condições melhores para ser atendido”, disse.




Melhorias – O prefeito citou outras intervenções da Prefeitura na região de São Cristóvão mirando a melhoria da qualidade de vida: “Acabamos com o ‘Pé Sujo’, que era uma vergonha aqui no bairro. Construímos lá um verdadeiro camelódromo para dar melhores condições de trabalho aos comerciantes”, disse.

“Também fizemos a nova Arena Planeta, que é um verdadeiro sucesso. Quem chega em Salvador, vindo do Litoral Norte, vê aquele complexo esportivo e vê o resultado do nosso trabalho. E, sem sombra de dúvidas, outra grande melhoria é o Restaurante Popular de São Cristóvão, que ajuda gratuitamente a matar a fome de pessoas vulneráveis de nossa cidade todos os dias”, concluiu Bruno Reis.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …