A Prefeitura inicia, nesta terça-feira (29), a vacinação contra a Covid-19 das pessoas em situação de rua em Salvador. Cinco pontos estão sendo disponibilizados, das 8h às 16h, para garantir a imunização desse público. Em um desses locais – o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio – a aplicação das doses foi acompanhada pelo prefeito Bruno Reis.
“Aguardamos a chegada da vacina Janssen, por ser de dose única, para facilitar esse processo, tendo em vista que esta população, como está nas ruas, é mais difícil de ser localizada depois para a aplicação da segunda dose”, declarou o prefeito Bruno Reis. Ele também ressaltou que a vacinação também será levada para as Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) do município e que toda a equipe da Prefeitura, através da Abordagem Social, dos Consultórios de Rua e das unidades de saúde, estão envolvidas nesta missão.
Assim que chegam ao ponto de imunização, os habilitados têm a temperatura aferida e passam pela triagem, onde os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fazem a conferência dos dados. Em seguida, são encaminhados para receber a dose da Janssen. O processo leva, em média, dez minutos por pessoa.

Estrutura – Cerca de sete mil doses do imunizante Janssen foram separadas para o processo de vacinação deste grupo, composto por pessoas em situação de rua que utilizam os serviços da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre) e estão no Cadastro Único, além dos assistidos nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) e dos cadastrados no Programa Corra Pro Abraço. A lista também passou pela validação da Defensoria Pública da Bahia. Além do Nuar, a vacinação também ocorre nos pontos fixos situados nos Centros POP da Djalma Dutra, dos Mares, de Itapuã e do Dois de Julho. A estimativa é de que todo esse público em situação de vulnerabilidade social seja imunizado em três dias.
Espera – O prefeito também ressaltou que a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 para outros públicos em Salvador foi suspensa nesta terça (29), e que aguarda a chegada de novo lote pelo governo federal para retomar a estratégia. “Temos capacidade hoje para vacinar, pelo menos, 40 mil pessoas por dia. Cerca de 300 novos profissionais foram inseridos esta semana para atuar na vacinação. Aguardamos apenas a vinda de mais doses para seguir avançando na imunização do público por idade”, completou Bruno Reis.