Salvador vai ganhar um novo cheiro, ou melhor, uma nova fragrância especial que se identifica com a cidade, um cheiro de brisa do mar, de alfazema, de comida, ou azeite de dendê. Será um misto de aroma composto de noz moscada, alecrim, cardamomo e zimbro se misturam com a bergamota, mandarina e limão siciliano, madeira de cedro, grapefruit e flores brancas, além dos tons amadeirados de cashmere, vetiver, âmbar cinza e almíscar. Esse conjunto de aroma forma o novo perfume ‘Xêro – Sinta Salvador’, uma fragrância que pretende marcar a identidade olfativa da cidade que será espalhada em pontos turísticos e festas como o Réveillon e o Carnaval. O perfume será lançado hoje (17) em São Paulo durante a divulgação dos eventos do Verão de Salvador. Jornalistas, artistas e empresários serão os primeiros a conhecer a nova fragrância em uma casa de eventos na capital paulista com a presença do prefeito ACM Neto e dos cantores Saulo e Daniela Mercury.
A iniciativa criativa é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Salvador e a Avatim, empresa baiana de cosméticos sediada em Ilhéus, no Sul do estado, e em evidência no mercado. Avatim é responsável pelo cheiro do Copacabana Palace e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
“A identidade olfativa vem para proporcionar uma experiência olfativa para nossos visitantes, e que eles possam levar mais um pouco da nossa cidade na bagagem”, explica o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, um dos responsáveis pelo projeto.
A diretora da Avatim, Mônica Burgos, explica como foi o processo de escolha. “Começou de um sonho meu, que sou carnavalesca apaixonada e comecei a pensar na importância de criar um cheiro. Eu achava que a cidade podia ter uma identidade olfativa, porque ela já tem tantas coisas que marcam: a alegria, os festejos, as religiões. Decidimos colocar tudo isso num cheiro”, explica.
A proposta criativa visa espalhar o cheiro em hotéis, aviões, aeroportos, agências de viagem, além dos pontos turísticos e durante as festas populares. Futuramente, o Xêro poderá, também, ser vendido como souvenir. “Vai ser um souvenir bacana, para que as pessoas possam levar o cheiro e relembrar o que viveram em Salvador. Vamos disponibilizar difusores de ambiente, perfumes de ambiente em aerossol e sabonetes”, disse Mônica Burgos.
Para definir o cheiro que compõe o aroma do novo perfume de Salvador, foram consultados soteropolitanos e turistas de idades e classes sociais variadas. A partir das respostas, a empresa foi montando opções de aromas. A perfumista Luciana Bergamasco, da Vollmens, grupo parceiro no fornecimento da essência, assina a criação, mas o cheiro final foi escolhido pelo prefeito ACM Neto e por um grupo de integrantes da prefeitura. “A escolha dos acordes finais coube a ele (prefeito) decidir”, lembra.
O gerente de marketing da Avatim, Rodrigo Quadros, um dos responsáveis pela fragrância, explica o que faz o perfume ficar no ar. “As notas de saída são as primeiras a serem percebidas ao borrifar a fragrância”, diz. “A sensação olfativa segue para as notas de corpo, que carregam a identidade do perfume. Aqui, buscamos realçar a força e a fé do povo de Salvador”, completa.
O Xêro é inspirado, também, na alegria e festividade da população. Já o cheiro de flores brancas buscam trazer à memória as oferendas, as águas de cheiro das baianas usadas nas lavagens. São essas fragrâncias que carregam a identidade do perfume. “As notas de fundo são as mais densas e permanecem por mais tempo no ar. Elas ampliam a magnitude dos demais acordes e finalizam o Xêro com notas amadeiradas de cashmere, vetiver e âmbar cinza, entrelaçados ao equilíbrio do almíscar”, detalha Rodrigo.
Experiência criativa
A cidade teve a primeira experiência com identidade olfativa no Réveillon, na virada de 2015 para 2016. O cheiro de lavanda, inspirado nas águas de cheiro, também foi desenvolvido pela Avatim e batizado de Mercado Modelo.
Durante a queima de fogos, 140 litros do perfume foram vaporizados próximo ao palco e nos camarotes na Praça Cairu. “Fizemos um trabalho modesto, uma coisa simples. Aí esse ano eu chamei Isaac (Edington, presidente da Saltur) para falarmos sobre perfume e isso caminhou para o projeto do cheiro para o Verão de Salvador”, explica Mônica Burgos, diretora da Avatim.
Edington explica como surgiu a parceria. “A gente tem buscado todas as oportunidades para fortalecer a cidade. Eu já conhecia a Avatim e num diálogo com eles, pensei que a gente podia fazer algo que marcasse a identidade da cidade. No Réveillon, a gente já tinha feito a lavanda, agora vamos distribuir alguns brindes e estamos preparando algumas surpresas”, disse.
Foto: Ana Lee/Divulgação