A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), prossegue com ações de limpeza nos sistemas de microdrenagem em toda a Salvador. A medida preventiva tem como intuito evitar alagamentos e oferecer segurança aos pedestres e motoristas que circulam pelas ruas da cidade. Esta semana, o trabalho tem sido realizado em pontos como a Avenida Luiz Tarquínio, em Boa Viagem; Praça Conde dos Arcos, no Comércio; Rua Cônego Pereira, no Largo dos Dois Leões; Rua São Cristóvão, em São Cristóvão; e Avenida Jequitaia, na Cidade Baixa, entre outros locais. A iniciativa acontece de forma rotineira durante o ano, mas foi intensificada para a Operação Chuva.
O serviço consiste nas limpezas e trocas de grelhas, de tampões dos poços de visita e de caixas de passagens de águas pluviais. Os trabalhos de saneamento podem ser feitos manualmente ou por meio de hidrojateamento para os casos de entupimentos. De acordo com a Seman, apenas em abril passado houve a limpeza de 24 mil metros de rede de drenagem e desobstrução de 500 caixas de passagem de águas pluviais.
Para evitar transtornos causados pelo acúmulo de água nas pistas e nas calçadas, a recomendação é que a população evite jogar lixo ou materiais de construção nas ruas. Isso porque, em períodos chuvosos, os descartes inadequados em vias públicas costumam ser levados pelas chuvas para as redes de drenagem. O sistema de microdrenagem possui condutos construídos destinados a receber e conduzir as águas das chuvas vindas das construções, lotes, ruas e praças. A estrutura é responsável por coletar e conduzir a água pluvial até o sistema de macrodrenagem.