Prefeitura prorroga restrições e inclui bairros em medidas preventivas

O prefeito Bruno Reis anunciou nesta quarta-feira (6) novas ações para conter o avanço do novo coronavírus em Salvador. Entre elas estão a prorrogação do prazo de validade de dois decretos que estabelecem restrições em algumas atividades comerciais, inclusão de três novos bairros nas medidas de proteção à vida, além da abertura de novos leitos de UTI no Hospital Sagrada Família, no Bonfim. Os detalhes foram apresentados durante a assinatura da ordem de serviço para a reforma de 200 casas no Alto do Cabrito. Foi prorrogado, até o próximo dia 21, a proibição da comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos no Rio Vermelho e Itapuã, de sexta-feira a domingo, das 17h às 7h do dia seguinte. Ainda nesses dois bairros, segue proibida a comercialização, pelos bares e restaurantes, de alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas quanto externas, bem como a obrigatoriedade da delimitação entre os estabelecimentos com utilização de barreiras físicas.

“Adotamos essas medidas com toda atenção e cuidado para evitar aglomerações nessas áreas. Os números apontam que nos próximos 15 dias devemos ter reflexo das festas de fim de ano. Portanto, a cautela nos leva a tomar essa decisão como único caminho a seguir”, disse Bruno Reis.

Já o decreto que suspende o funcionamento de cinemas, teatros e demais casas de espetáculo na capital baiana também foi prorrogado por mais 15 dias. A determinação suspende eventos sociais nos clubes, inclusive recreativos e esportivos, a exemplo de festas, apresentações artísticas, aniversários, formaturas e casamentos, além do funcionamento de bares e lanchonetes nesses locais. Apenas as atividades esportivas estão mantidas nos clubes e o funcionamento de restaurantes que possuam entradas independentes.

Ampliação de leitos – Bruno Reis comunicou, ainda, novas vagas exclusivas de UTI para o tratamento de pacientes com coronavírus. A partir de hoje, Salvador passa a ter mais 10 leitos de terapia intensiva e 10 clínicos no Hospital Sagrada Família. “O objetivo é manter a situação da cidade sobre controle. Os índices de ocupação de UTI seguem estáveis, variando entre 60% a 70%. Mesmo assim estamos mantendo a política de ampliação de leitos”, disse. Desse modo, a capital baiana passa a ter 196 leitos de UTI e 249 leitos clínicos exclusivos de Covid-19 sob a gestão municipal (151 abertos durante a segunda onda).

Proteção à vida – A Prefeitura ampliará de quatro para seis o número de bairros que passarão por medidas de proteção à vida. As ações envolvem testagem rápida para detecção da Covid-19, distribuição de máscaras de proteção e higienização de ruas. A iniciativa continuará em Pituba, Brotas e Itapuã. Pernambués deixa a lista e entrarão Imbuí, Cabula e São Marcos. “Vamos entrar nesses três novos bairros, a partir das próximas 48 horas, devido ao número de novos casos nessas localidades”, justificou o prefeito.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …