Com a retirada de cerca de oito caçambas de entulho por dia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman), dá prosseguimento à Operação de Limpeza de Rios, Córregos e Canais da capital baiana. Dessa vez, a atividade de desobstrução das vias pluviais está concentrada na região gerida pela Prefeitura-Bairro de Itapuã, com atuação intensiva desde julho no bairro de Jardim das Margaridas e no canal homônimo, que possui cerca de 2,5 quilômetros de extensão.
De acordo com a estimativa da secretaria, em 45 dias de trabalho já foram retiradas, aproximadamente, oito caçambas de entulho diariamente. O material recolhido é, em sua maioria, composto por lixo doméstico, resíduo orgânico e material plástico – que compõe cerca de 60% do que foi resgatado até o momento pelos operários e máquinas em atividade no local.
Segundo a Seman, este é um trabalho executado periodicamente. Cada canal recebe manutenção anual. O serviço é de extrema importância para evitar acumulo de entulho nas vias de escoamento da água da chuva, o que auxilia na prevenção de alagamentos e na proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Desde 2013, a Prefeitura já realizou dragagem em aproximadamente 200 canais, localizados em diversas regiões da capital baiana. O canal do Jardim das Margaridas é o décimo a sofrer intervenção da Seman em 2016.