Prefeitura recomenta práticas sustentáveis na Festa de Iemanjá

O próximo 2 de fevereiro é dia de comparecer ao Rio Vermelho para reverenciar e fazer pedidos à Iemanjá, a Rainha do Mar para os adeptos das religiões de matriz africana. Mas também é momento de pensar na preservação ambiental enquanto as tradicionais oferendas são entregues ao mar, como alerta o secretário de Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga. Ele mesmo já adota um hábito mais radical para garantir a limpeza no mar: não oferece nem presentes biodegradáveis. “Depositar algum presente que seja biodegradável é algo que polui menos, mas polui, se considerarmos que é uma festa que atrai muita gente e, em um momento em que a cidade está muito cheia, todo mundo jogando ao mesmo tempo algum tipo de material”, acredita Fraga.

O secretário lembra que a escolha por não entregar à Iemanjá nem presentes biodegradáveis foi inspirada por um artigo escrito pela ialorixá Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018), em 2016, em um jornal local. No texto, ela recomendava aos seguidores que também não oferecessem presentes biodegradáveis. “Depois encontrei com Mãe Stella pessoalmente, que me explicou. Ela não queria impor nada a ninguém, era só uma sugestão a seus filhos e filhas, assim como eu também não quero impor nada. Me senti tocado pelas palavras dela e adotei esse hábito”, lembra Fraga.

Dicas – Mesmo assim, se o cidadão quiser seguir a tradição da oferenda, é importante que, ao menos, escolha pelos presentes biodegradáveis para a Rainha do Mar. Entre as práticas sustentáveis está o uso de recipientes como folhas de bananeira e cuias. Nada de deixar para trás sacos plásticos e embalagens ou derramar líquidos de frascos e garrafas no mar. “Qualquer ação humana gera impacto, resíduo. É importante ter essa preservação. As pessoas curtem o momento de celebração mas, no dia seguinte, querem curtir a praia, a cidade limpa, descansar em ambiente agradável. É possível curtir, mas com esse olhar para questão ambiental”, pontua Fraga.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …