Este ano, a prefeitura de Salvador vai possibilitar ao folião que utiliza o transporte público chegar até o circuito Dodô (Barra-Ondina) no Carnaval de Salvador através de um ônibus coletivo especial: a Lapa-Barra, a única linha que poderá trafegar pela avenida Centenário durante todos os dias de festa.
A linha terá 36 veículos que vão circular durante 24 horas, de 22 a 29 de fevereiro. A passagem será gratuita, com exceção da quarta-feira (22), data de início da operação, quando será cobrada a tarifa normal de R$ 3,60.
Os ônibus Lapa-Barra vão sair da estação da Lapa, seguir pela Centenário, farão o retorno em frente ao shopping Barra, e só poderão embarcar e desembarcar passageiros no ponto de ônibus localizado em frente à entrada do Calabar, única parada permitida ao longo de toda a avenida.
Assim, o folião que sair do bairro de Castelo Branco, por exemplo, em direção à Barra, via Centenário, terá que pegar um ônibus até a Lapa e, em seguida, embarcar na linha Lapa-Barra, sem precisar pagar uma nova passagem.
Para chegar até o circuito, ele deverá descer no ponto do Calabar e caminhar até um dos acessos à festa de preferência.
Conforme o prefeito ACM Neto, a ideia é oferecer agilidade ao folião ao chegar e sair da festa, além de minimizar problemas como os congestionamentos, comuns na Av. Centenário durante os dias de festa.
A nova configuração do sistema de transporte para o circuito Dodô, de acordo com o prefeito, partiu de um estudo profundo da operação de trânsito e transporte no ano passado – e dos problemas enfrentados pela gestão e pelos foliões.
“Decidimos fazer alterações no sistema de transporte para o Carnaval com o objetivo de prestar um serviço cada vez melhor à população. A cada Carnaval, procuramos evoluir nos serviços, e não apenas na parte artística da festa”, afirma o prefeito.
Em torno de 400 linhas de ônibus devem circular durante os sete dias de festa. Desse total, 140 estão previstas para operar 24 horas, para atender, sobretudo, foliões que deixam o circuito durante a madrugada. Os circuitos contarão, também, com 15 pontos de táxi, delimitados por gradis
Ônibus
Além dos veículos da linha especial, a capital deverá contar, durante todos os dias de festa, com uma frota total de 2,6 mil veículos, distribuídos em 400 linhas.
O plano é que, desse total, 140 atuem em regime de 24 horas para atender os foliões, sobretudo na madrugada, quando é registrado um aumento no fluxo de saída de pessoas do circuito.
Além dos ônibus coletivos, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar 40 linhas de ônibus do Subsistema de Transporte Coletivo Complementar. Os cerca de 150 veículos, do tipo micro-ônibus, deverão circular 24 horas nos trechos do Vale do Canela, Av. Garibaldi e praça Cairu, com roteiros para Paripe, Ceasa, São Cristóvão, Periperi, Cajazeiras, Itapuã e Brasilgás.
“Além disso, vamos colocar à disposição dos usuários ônibus da frota reguladora nas estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga e Barroquinha. Também iremos criar pontos de ônibus especiais para embarque e desembarque de passageiros”, explica o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.
Foto: Luciano da Matta/Ag. A TARDE