Os estudantes que pretendem se preparar para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2019 ganharam uma boa notícia nesta quinta-feira (1º): a Prefeitura vai dobrar para 800 o número de vagas gratuitas em cursos preparatórios para o exame, por meio do projeto IngreSSAr. Além disso, a iniciativa também será ampliada para quem está cursando o último ano do ensino médio. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, ao lado dos secretários municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Cristina Argiles, e da Educação (Smed), Bruno Barral, durante realização de aulão pré-Enem no auditório do Subúrbio 360, em Coutos. “A Prefeitura teve esse ideia de ajudar os jovens mais necessitados a terem um reforço na sua preparação para o Enem, por saber que uma boa nota pode significar o ingresso em uma universidade pública. Isso vai facilitar para esse jovem concluir o ensino universitário e realizar o sonho de ter um diploma do ensino superior. O IngreSSAr, inclusive, foi realizado de forma muito ampla para todos os jovens da cidade, não é necessária vinculação com a rede municipal, que só possui o Ensino Fundamental. É um reconhecimento de que a juventude, acima de tudo, precisa de políticas afirmativas para a educação. Ao oferecer e facilitar o acesso ao ensino superior para jovens mais pobres, estamos cumprindo o papel com o futuro da cidade”, destacou o prefeito.
O aulão foi ministrado por professores dos cursos preparatórios Os Aprovados e Pré-Enem, credenciados pela Prefeitura para o IngreSSAr. Desde julho último, cerca de 400 estudantes em Salvador participam gratuitamente de aulas de preparação para o Enem, através do IngreSSAr. O projeto, promovido pela Prefeitura por meio da SPMJ, é voltado para estudantes de baixa renda. As provas do exame acontecem nos próximos dias 4 e 11.
Ao falar com os alunos presentes no evento, o prefeito relembrou o esforço feito para ingressar no curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBa), no fim da década de 1990, e salientou a importância da dedicação aos estudos para alcançarem o objetivo de ingressar no ensino superior. “Agradeço às equipes dos cursos preparatórios por ajudarem nesse trabalho e desejo toda a sorte aos estudantes. Acreditem, confiem que tudo o que fizeram até aqui foi para o próprio bem e que serão recompensados com a realização dos seus sonhos. É a educação que vai fazer a diferença na vida de vocês”, desejou.