Prefeituras-bairro conseguem resolver 90% das demandas solicitadas pela população

Quase 510 mil pessoas beneficiadas e dois milhões de atendimentos no total. As Prefeituras-Bairro em funcionamento em Salvador estão dando tão certo que começam a ser copiadas em cidades do interior da Bahia. Um balanço comemorativo sobre o desempenho das unidades foi feito hoje, no auditório da União dos Municípios da Bahia (CAB), com a presença do prefeito ACM Neto e de boa parte dos pouco mais de 300 funcionários que trabalham diariamente para que o modelo de descentralização administrativa implantado desde 2013 dê certo e promova resultados positivos para os cidadãos.

Coube ao diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães, fazer um balanço das unidades, que são dez, sendo as mais procuradas as das regiões administrativas do Subúrbio/Ilhas (localizada em Paripe), Cajazeiras (Cajazeiras 8) e Pau da Lima (São Marcos). As demais são Barra/Pituba, no Rio Vermelho; Centro/Brotas, na Praça da Sé; Itapuã/Ipitanga, em Itapuã; Cidade Baixa, na Ribeira; Liberdade/São Caetano, em San Martin; Valéria; e Cabula/Tancredo Neves, no Cabula. Todas funcionam das 8h às 17h.

“As Prefeituras-Bairro deram tão certo que as pessoas retornam para solicitar novos serviços. Isso porque o poder de resolutividade das demandas ultrapassa a casa dos 90%. Muitas demandas são resolvidas na hora. No início, esse modelo foi até alvo de preconceito por alguns. Mas mostramos que ele deu certo. E isso graças a vocês, que trabalharam diariamente nas Prefeituras-Bairro”, afirmou ACM Neto.

A Prefeitura investe R$13 milhões por ano nas dez unidades, que foram implantadas após um investimento de R$7,2 milhões. Júnior Magalhães afirmou que os serviços mais procurados pela população, em ordem, são a recarga do Salvador Card, com 450 mil atendimentos; cadastramento do Bolsa Família, com 256 mil; marcação de consultas na rede de saúde, com mais de 237 mil solicitações; e confecção do cartão SUS, com 165 mil pedidos. “Hoje, você tem dez unidades da Prefeitura mais próximas das comunidades, então o cidadão que precisava do auxílio municipal pode resolver próximo do seu local de moradia”, disse.

Nas unidades, a população tem acesso também aos serviços das secretarias municipais da Fazenda (Sefaz), de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), de Ordem Pública (Semop), Urbanismo (Sucom), além de parcerias com instituições como a Coelba, Tribunal de Justiça (TJ-BA) e Previdência Social (INSS). “É um leque de serviços amplo e que queremos aumentar ainda mais a partir de 2017. Além disso, nossa meta é sempre buscar atender com excelência”, emendou Júnior Magalhães.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …