Oito unidades da Prefeitura-Bairro realizaram o recadastramento biométrico de 38.280 eleitores em Salvador, no período de 1º de maio até as 16h30 desta segunda-feira (31). O levantamento é do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e indica também que dos 1.945.581 eleitores de Salvador apenas 445.676 (22,91%) tiveram a digital cadastrada.
O cidadão que ainda não fez o recadastramento pode ser atendido nas Prefeituras-Bairro Subúrbio-Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Pau Da Lima, Cidade Baixa, Barra-Pituba, Cabula-Tancredo Neves e Valéria, mediante agendamento no site do TRE-BA. O funcionamento das unidades municipais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de senhas. Ainda não há previsão de quando os postos Centro-Brotas e Liberdade-São Caetano contarão com o serviço. A convocação para o recadastramento biométrico foi realizada pelo TRE desde fevereiro desse ano, com o objetivo de oferecer mais segurança ao processo eleitoral e compor, futuramente, o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros.
O serviço é obrigatório em Salvador e em outras 51 cidades baianas, e deve ser feito até o dia 31 de janeiro de 2018. Caso contrário, o eleitor poderá ter o título cancelado, exceto para quem tem algum tipo de deficiência ou não tem condições de arcar com os custos para fazer o cadastro.