Primeira sessão ordinária de agosto marca retomada dos trabalhos legislativos na Câmara no segundo semestre após recesso

Crédito: Rafael Santana/TV Servidor

Quinze dias depois do inicio do recesso em função do descanso dos vereadores durante o mês de julho, a Câmara Municipal de Salvador retornou as atividades legislativas na tarde desta terça-feira (1º). Os vereadores retomaram as atividades nesta terça, quando se inicia mais um período legislativo com a realização da primeira sessão ordinária do segundo semestre. O presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM) cumprimentou os colegas e abriu a sessão que marca a retomada dos trabalhos nos próximos seis meses.

O retorno às atividades legislativas foi marcado também pela solenidade de reabertura dos trabalhos que ocorreu na manhã desta terça com a entrada do presidente Leo Prates e dos vereadores pela porta principal da Casa Legislativa que ficará aberta das 8 às 18h vai permitir o acesso e a participação da população no Legislativo.

Em conversa com a imprensa, o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), destacou como positivo o trabalho dos edis durante o primeiro semestre. Ele comentou que a Câmara Municipal teve um primeiro semestre muito produtivo, onde os vereadores apresentaram as suas proposições, projetos e indicações em busca de melhorias para o município e em especial as suas bases de atuação política.

Prates destacou também o bom debate que aconteceu entre governo e oposição, onde se prevaleceu o respeito à democracia e ao contraditório. “Nossa missão é presidir e fortalecer o Poder Legislativo e trabalhamos dessa forma. Buscamos valorizar o trabalho de cada vereador nesta Casa, pois sabemos da responsabilidade e do compromisso de todos com o povo de Salvador”, disse Prates, ao reforçar que no segundo semestre o trabalho seja ainda mais produtivo.

Na avaliação do presidente, a atual legislatura deu uma nova cara à Câmara. “Procuramos estar cada vez mais próximo do povo. Pretendemos colocar a Rádio Câmara no ar e estamos reformulando e diversificando a programação da TV Câmara. Tudo isso com o objetivo de prestar um ótimo serviço à população de Salvador”, sintetiza Prates.

A sessão não teve projetos em pauta para apreciação dos parlamentares, foi usado o grande expediente que durou duas horas, onde vários assuntos locais e partidários foram pautados durante a mesma pelos vereadores que fizeram uso da tribuna do Legislativo Municipal. A sessão teve duração de duas (2) horas.

E não faltou polêmica na volta do recesso legislativo. O líder do governo, vereador Henrique Carballal (PV), os vereadores Ricardo Almeida (PSC) e Kiki Bispo (PTB), em pronunciamento na tribuna do plenário da Casa, não pouparam ao disparar críticas ao governo do Estado. Já o vereador Edvaldo Brito manifestou seu descontentamento quanto ao descumprimento do Regimento Interno em relação a condução dos trabalhos da primeira sessão ordinária do segundo semestre no que diz respeito ao uso da palavra na tribuna do plenário.

Por fim, com a conclusão dos debates e pronunciamentos, o primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Isnard Araújo (PHS), que substituiu Leo Prates, encerrou a sessão e marcou a próxima para esta quarta, 02/08, às 14h30, a qual pode também ser acompanhada ao vivo pelo site www.cms.ba.gov.br.

“Neste segundo semestre, o Poder Legislativo municipal manterá o mesmo ritmo de debates e apresentação de projetos de lei, visando sempre o melhor para Salvador e seus moradores, nos mais diversos bairros. A Câmara não deixará de cumprir com suas obrigações, buscando cada vez mais uma aproximação maior com a população”, afirma o presidente da Casa.

Câmara de Salvador não parou durante recesso 

Apesar do recesso parlamentar, os trabalhos na Câmara não pararam. Diversas atividades tiveram continuidade, como as reuniões de audiências públicas e sessões especiais.

O recesso parlamentar acontece em todas as Câmaras Municipais do País, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional nos meses de janeiro e julho de cada ano. Na Câmara de Salvador, o recesso do meio do ano foi encurtado.

Durante o período de recesso, as atividades parlamentares ficaram suspensas, mas os serviços administrativos da Casa não pararam.

Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …