Primeiro dia da campanha contra gripe tem 6 mil vacinados em Salvador

Bruno Concha SECOM

Cerca de 6 mil pessoas buscaram os 115 pontos de imunização durante o primeiro dia da campanha contra gripe em Salvador, nesta segunda-feira (12). No total, foram 3.317 crianças entre seis meses e menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e 2.014 trabalhadores da saúde, além de 676 gestantes e puérperas que tiveram acesso à dose do imunizante.



Um dos pontos de grande procura foi o drive thru instalado no Shopping Barra. Profissional da saúde, Líliam Paixão, de 34 anos, quis levar logo o filho Lucas, de 2 anos, para se proteger contra a gripe. “Trabalhando nessa área, eu sei da importância da imunização. Por isso, eu o trouxe logo no primeiro dia, pois ele já fica protegido”, contou.

Já o Multicentro de Saúde Carlos Gomes, um dos pontos fixos, o clima era bem mais tranquilo. Por morar próximo, a dona de casa Ana Cláudia dos Santos, de 39 anos, levou logo Levi Miguel, de 2 anos, para se vacinar. “Estou feliz agora em ver meu filho livre de doenças gripais. Eu fiquei com um pouco de receio, por causa da Covid-19, mas achei melhor trazer ele por uma questão de segurança”.

Nessa primeira fase da campanha, que vai até o dia 10 de maio, estão sendo contempladas crianças com idade até seis anos, gestantes em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias). A meta é vacinar 90% do público alvo da primeira fase, que conta com aproximadamente 320 mil pessoas.

Postos – A imunização acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), em 115 pontos, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve o cuidado de separar os postos de imunização da influenza para evitar aglomerações. Desse modo, três pontos de drive thru e 112 pontos fixos foram dedicados exclusivamente para a vacinação contra a gripe, enquanto a vacinação contra a Covid-19 ocorre em outros locais. O drive thru do Shopping Barra está atendendo crianças com idade de até seis anos; o shopping Bela Vista, trabalhadores da saúde e o Shopping da Bahia segue com a imunização de puérperas e gestantes. Os postos fixos estão atendendo os três públicos. Uma lista com a relação de todos os postos está disponível para download no site da SMS.

Documentação – Para ter acesso à dose, no caso das crianças, é necessário levar identidade ou certidão de nascimento. Já as gestantes e puérperas devem apresentar, além da identidade, o exame ou certidão de nascimento da criança. Os trabalhadores da saúde devem levar qualquer documento que comprove o vínculo laboral, além de RG.

Proteção – Embora as atenções estejam voltadas para a Covid-19 neste momento, a vacinação contra a Influenza também é importante, pois evita uma sobrecarga no sistema de saúde, visto que a gripe também pode ter complicações e levar o indivíduo à morte. Além disso, a vacinação contra a gripe facilita um eventual diagnóstico para a Covid-19 e evita os riscos de coinfecção, que é quando dois vírus diferentes atacam a pessoa ao mesmo tempo.

“O vírus influenza tem potencial para causar complicações e óbitos, principalmente em grupos prioritários como crianças, idosos, puérperas e portadores de doenças crônicas. A partir do momento em que eu vacino as pessoas e elas não adoecem, elas não vão precisar procurar o sistema de saúde, que já está no limite por causa do coronavírus”, explicou a subcoordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos.

De acordo com Doiane, a circulação do vírus H1N1 começa em maio. A vacinação é feita a partir de abril para que, no inverno, a maioria das pessoas já esteja vacinada.



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …