O astrônomo e professor Luiz Sampaio Athayde Júnior é o mais novo cidadão soteropolitano. O título foi entregue em sessão solene, realizada na noite desta segunda-feira (4), no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador Cezar Leite (PSDB). O legislador destacou a trajetória e não poupou elogios ao homenageado, nascido em Feira de Santana. Por causa de negócios da família, Luiz Sampaio Athayde Júnior foi morar na capital baiana ainda bebê. É professor titular da Unirb dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Administração e Tecnológicos em Gestão de Negócios e Biomedicina. Também é professor do curso de Extensão em Astronomia da UFBA e da pós-graduação da Uninassau. O homenageado é autor do Livro “A Teoria do Zênite Solar”, editado pela EDUFBA. A obra reconhece as peculiaridades de Salvador, relatando a condição diferenciada da cidade em relação às estações do ano, com características e durações próprias. O livro ganhou reconhecimento nacional e internacional, divulgando as características da capital baiana para todo o mundo.
Após receber a honraria ao lado da esposa, Isabela Serafim, Luiz Athayde Júnior falou da sua trajetória com entusiasmo. “Tentei fazer um pequeno histórico para que o público saiba do nosso trabalho. Se entrasse em detalhes técnicos, essa sessão iria parecer uma aula de astronomia e esse não era o objetivo. A ideia é mostrar a importância da divulgação desse trabalho porque tem a ver com o dia-a-dia das pessoas”, declarou.
Missão de educar / Para Cezar Leite, a atuação de Luiz Sampaio Athayde Júnior é condição suficiente para reconhecimento por parte da Casa Legislativa. “Temos que valorizar o trabalho desenvolvido não só no âmbito da formação acadêmica dos nossos jovens estudantes universitários, mas também na sociedade soteropolitana, em busca de melhores condições de conhecimento, cultura e vida para sua população”, afirmou.
Ainda de acordo com o propositor da honraria, a cidade ganha muito com o seu mais novo filho. “Luiz Sampaio Athayde Júnior está ciente da responsabilidade e continuará a fazer de tudo fazer para honrar o nome da nossa querida Salvador e defender os interesses de nossa população”, completou.
Além do vereador Cezar Leite e do homenageado, fizeram parte da mesa na sessão solene: Alberto Brum, professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia; Dawison Santos, diretor do Conselho de Estudo da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia e Itajaci Diniz, chefe do 4º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia.