Professores e alunos lutam contra mudança radical no Colégio Manoel Novaes decretada por Jerônimo Rodrigues

Reprodução Youtube

O Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, após 32 anos na Avenida Araújo Pinho, no Canela, enfrenta a possibilidade de mudança para dividir espaço com o Colégio Central da Bahia, em Nazaré. Professores e alunos estão mobilizados contra a decisão, com um abaixo-assinado já em circulação e uma discussão marcada para esta terça-feira (26), na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Segundo os educadores, cerca de 600 alunos foram informados sobre a mudança durante o processo de renovação de matrículas.

Entre os principais argumentos contra a mudança está a forte ligação do colégio com o entorno cultural, apelidado de “quadrilátero das artes”. A instituição está estrategicamente localizada próximo à Escola de Música da UFBA, ao Teatro Castro Alves e a outras referências artísticas da cidade.

“Temos 32 anos de história e vínculo com esses espaços. Nossos estudantes participam de apresentações artísticas nesses locais. A estrutura atual é pensada para o curso técnico de música. Será que o Colégio Central terá as mesmas condições?”, questiona Sérgio Teixeira, professor há 26 anos.

A possível transferência também preocupa pela questão histórica e pedagógica. A professora de Geografia Geciene Nunes vê o esvaziamento da escola como parte de um processo mais amplo de descaso.

“Uma escola não pode ser fechada, tem que ser revitalizada. Não quero que o Manoel Novaes sofra o mesmo destino do Odorico Tavares”, disse, referindo-se ao colégio estadual fechado em 2020.




A mudança estaria ligada a uma disputa pelo terreno ocupado pela escola, supostamente pertencente à UFBA e atualmente em disputa com o Hospital das Clínicas. Procuradas, a universidade e o hospital afirmaram não ter conhecimento do caso.

Até o momento, a Secretaria de Educação da Bahia também não se manifestou.

.

(Com informações do Correio)




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …