Programação do Março Mulher prossegue até o próximo dia 30

A programação municipal de atividades e serviços voltados para as soteropolitanas, em alusão ao Mês da Mulher, continuará até o fim de março. Até o próximo dia 30 de março haverá opções para cuidar da saúde feminina, para dialogar sobre temáticas que permeiam a vida das mulheres e diversas ações que buscam a promoção da autoestima, reflexão e cuidado com o corpo.



Na sexta-feira (18), a partir das 9h, terá início uma programação voltada a mulheres trans, no Multicentro Liberdade. Haverá consulta com clínico geral, além da oferta de serviços, como impressão de cartão do SUS com nome social, atualização de cartão vacinal e agendamento de exames laboratoriais e de imagem.

Quem comparecer ao Shopping da Bahia poderá conferir duas exposições este mês: Mulheres com Doença Falciforme, disponível até sexta-feira, e Trabalhadoras da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Enfrentamento da pandemia da Covid-19. Esta última terá início na próxima segunda-feira (21) e seguirá disponível para visitação até o dia 28 de março.

Atividades itinerantes – Como parte da programação, serão realizadas três feiras de saúde itinerantes, onde as mulheres poderão realizar testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, HIV e hepatite, terão aconselhamento profissional, dispensação de preservativos e outros serviços. A primeira feira será realizada nesta quarta-feira (16), das 9h às 17h, no Outlet Center, em Itapagipe. No sábado (19), das 8h às 17h, será a vez da Praça da Revolução, em Periperi, receber a ação. E a terceira e última edição ocorrerá no fim de linha da Boca do Rio, na próxima segunda-feira (21), também das 8h às 17h.

No dia 24 de março, no distrito Barra/Rio Vermelho, haverá uma palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e mama. A atividade terá início às 14h, com a palestra da médica Dandara Santos Silva. No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres, segundo relatório do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Nesta mesma data será promovido um dia de beleza e apresentação do Ponto de Cidadania, no Aquidabã. Haverá uma roda de conversa e logo a seguir as mulheres trans e travestis poderão conhecer os serviços ofertados na unidade e receber cuidados de beleza. A atividade busca o fortalecimento da autoestima e autocuidado das mulheres. No dia 30, no Largo dos Mares, é a vez das ações de cuidado e estímulo à autoestima de mulheres em situação de rua, com a realização de um desfile de moda.

Jéfferson Peixoto SECOM

Dignidade menstrual – A programação voltada ao público feminino também contará com eventos on-line. No sábado (19), às 10h, ocorrerá um webinar sobre o programa Mãe Salvador, que será transmitido através da plataforma Zoom (https://conasems-br.zoom.us/j/896651744250). As palestrantes são os enfermeiros da Área Técnica da Rede Cegonha da SMS, Tatiana Batista e Anderson Moreira, e a diretora de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Emanuele Rodovalho.

O mês ainda trará cursos gratuitos de qualificação e outras atividades especiais, que serão realizadas nos Centros de Referência e Atendimento à Mulher em Salvador. No Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande I, a atividade será no dia 16. Já no Loreta Valadares (CRLV), nos Barris, será no dia 24.

As atividades envolvem acompanhamento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico e teleorientação), acompanhamento pedagógico às crianças que acompanham suas mães em atendimento; roda de conversa sobre saúde sexual e reprodutiva; oferta de testagem e consultas de saúde e exames.

A II Edição do Drive Thru – Dignidade Menstrual vai receber doações de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social, nos dias 21 a 27 deste mês, a partir das 9h. Os pontos de arrecadação serão montados no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping.

 

 

 



 



 

 

 

 

Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …