Projetos engavetados, pressão por cargos, calote generalizado e homicídios violentos na ordem do dia: Jerônimo Rodrigues está destruindo a Bahia

Reprodução Youtube

A recente declaração do governador Jerônimo Rodrigues sobre a necessidade de empréstimos escancarou a fragilidade financeira da Bahia. “Se eu estivesse com o governo nadando em dinheiro, eu não iria pedir empréstimo”, afirmou, justificando a série de operações de crédito que o estado vem acumulando.

Nos bastidores da política, a declaração do “governador” petista foi vista como um sinal claro de que o governo perdeu a capacidade de investir com recursos próprios, desenhando um futuro de orçamento apertado e dominado por dívidas.

Enquanto o “governo” se endivida, Jerônimo enfrenta pressão para acomodar gestores fracassados, como Moema Gramacho e Adélia Pinheiro, cujas posições na possível reforma administrativa ainda são incertas.

Além disso, o Bahia sem Fome, projeto emblemático que sustentou a campanha do governador, parece ter perdido espaço na agenda estadual. Embora o Fundo de Combate à Pobreza tenha arrecadado R$ 730,8 milhões, menos de um terço desse valor foi aplicado até agora.




A situação de segurança pública na Bahia agrava ainda mais o cenário preocupante. O estado lidera o ranking nacional de mortes violentas, com dados oficiais do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicando que, em 2023, a Bahia registrou mais de 6.000 mortes violentas, um aumento em relação ao ano anterior. Esse contexto, comparado por especialistas a um clima de guerra civil, revela o impacto devastador da criminalidade na vida dos baianos.

A sensação de insegurança é constante, e a falta de investimentos em segurança e prevenção reflete a ineficácia das políticas públicas estaduais, aprofundando a crise e ampliando as cobranças sobre a gestão de Jerônimo Rodrigues.

Entre a falta de investimentos e uma reforma que parece mais política do que estratégica, a gestão de Jerônimo encara cobranças crescentes e um orçamento cada vez mais comprometido.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …