PSB decide e anuncia que Lídice será candidata a deputada federal

O PSB anunciou e decidiu, por meio de nota enviada à imprensa, nesta terça-feira (3), que a senadora Lídice da Mata será candidata a deputada federal nas eleições de 2018. A decisão foi tomada durante uma reunião da Executiva Estadual da legenda.

Em nota, o PSB baiano demonstrou insatisfação com a escolha do governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a sua chapa de reeleição. A senadora Lídice da Mata (PSB) disputava com  Ângelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, a vaga para concorrer ao Senado pela chapa majoritária de Rui. O governador, no entanto, optou pelo deputado do PSB, que concorerrá junto com Jaques Wagner (PT) pela chapa majoritária do atual governador.

“A injusta retirada da senadora Lídice da Mata da candidatura à reeleição na chapa majoritária do governador Rui Costa reduz o espaço da esquerda e da mulher na política baiana. A candidatura avulsa ao Senado resultaria em imenso prejuízo para as eleições dos deputados estaduais e federais do nosso partido”, diz um trecho da nota.

Com isso, Lídice fica fora da chapa de Rui Costa, mas segue apoiando reeleição do governador.  “Esta exclusão revela um profundo equívoco na condução do processo político”, diz a nota. A senadora, no entanto, segue apoiando a candidatura de Rui Costa para o governo e de Jaques Wagner para o Senado. Em entrevista, no entanto, a senadora disse ver com estranhamento a escolha de Rui.

“O PT acabou de se reunir nacionalmente e decidiu ter prioritariamente alianças com o PSB e o PCdoB. Ainda mais é estranho que uma chapa com a participação de uma senadora do PSB seja retirada da chapa justo num momento em que esses dois partidos se reúnem e discutem até uma aliança nacional”, afirmou.

O PSB decidiu em reunião nacional que Lídice deixa candidatura ao Senado para sair candidata à deputada federal.

“Reafirmamos o nosso apoio às candidaturas de Rui Costa e Jaques Wagner ao governo do Estado e Senado respectivamente, como as candidaturas que no campo progressista apresentam uma maior viabilidade eleitoral”, finaliza a nota.

Veja à íntegra da nota:

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – BAHIA  – NOTA OFICIAL

A injusta retirada da senadora Lídice da Mata da candidatura à reeleição na chapa majoritária do governador Rui Costa reduz o espaço da esquerda e da mulher na política baiana. A candidatura avulsa ao Senado resultaria em imenso prejuízo para as eleições dos deputados estaduais e federais do nosso partido.

Diante deste quadro, a Comissão Executiva Estadual do PSB da Bahia, em reunião ampliada, com os deputados estaduais, federal e dirigentes partidários, atendendo ao apelo da Direção Nacional, no sentido da ampliação da bancada de deputados federais, resolve que a presidente estadual da legenda na Bahia, Lídice da Mata, será candidata a deputada federal nas eleições de 2018.

Reafirmamos o nosso apoio às candidaturas de Rui Costa e Jaques Wagner ao governo do Estado e Senado respectivamente, como as candidaturas que no campo progressista apresentam uma maior viabilidade eleitoral.

Informações reproduzidas dos sites Revista Fórum e Mídia Bahia

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Vírus Jerônimo Rodrigues é mais letal do que Covid 19: dados oficiais escancaram tragédia petista

A Bahia viveu momentos dramáticos durante a pandemia de Covid-19, com 30.201 mortes registradas até …