PTB Baiano discute cenário político e eleições em convenção com lideranças do partido

Politicos e lideranças do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Bahia se reuniram na convenção do partido em Salvador, na manhã deste sabado (2), para discutir o cenário político atual na perspectiva das eleições de 2018. O presidente estadual do partido, deputado federal Benito Gama (PTB/BA), que marcou presença no encontro realizado no Edificio Empresarial Convention Center, no Cidadella, destacou que o PTB tem uma pauta trabalhista e um projeto político para construir novo futuro para a Bahia. O presidente do partido na Bahia, deputado federal Benito Gama, a presidente estadual do PTB Mulher, Taíssa Gama, o vereador Kiki Bispo, os ex-deputados Antônio Osório e Severiano Alves, e lideranças e membros do partido em todo o estado, marcaram presença no encontro que contou com a participação do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do chefe de gabinete,  João Roma.

Conforme Benito, o objetivo do encontro foi discutir o cenário politico atual com perspectiva nas eleições do ano que vem, como também encontrar uma nova maneira de fazer política no país. “Neste ano, nosso objetivo é viabilizar o maior número de candidatos fortes nas cidades do estado. Nós temos que organizar a eleição para presidente,  governador, deputado federal, deputado estadual e renovar dois senadores. E em 2020, pensar nas eleições de prefeitos e vereadores. Vamos debater os melhores cenários para as cidades. Não queremos ocupar espaço por ocupar. Temos uma proposta e uma pauta trabalhista”, disse o presidente do PTB na Bahia que reforçou a importância do partido lançar candidatos na maioria dos municípios do Estado.”

A presidente do PTB Mulher na Bahia, Taíssa Gama, reforça a percepção de fortalecer o movimento feminino no Estado e defende a criação de políticas públicas voltadas para as mulheres.

“É importante a gente fortalecer o partido para as eleições em 2018, porque em 2020, a gente não vai ter mais coligação. Em 2020, quando não tiver mais coligação, a gente só vai poder contar com nós mesmos. Vamos fortalecer o nosso partido para 2018 para que a gente não fique correndo atrás de uma liderança, mas que a gente possa estar fortalecido. Essa defesa das mulheres não é simplesmente uma bandeira para trazer as mulheres para a política. A gente precisa sim de desenvolver políticas públicas voltadas para as mulheres. É isso que a gente tem feito em Salvador em proporcionar políticas públicas de excelência para as mulheres”, disse.

Taíssa destacou o lançamento da Sala da Mulher Empreendedora para as mulheres soteropolitanas junto com o Sebrae como um dos sonhos realizados de alguns dos seus projetos a frente da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). “Mais uma conquista para poder dar a mulher a força que ela precisa em nossa sociedade. Nós não vamos apenas levantar a bandeira do PTB Mulher, mas vamos executar as políticas públicas. As mulheres do PTB estão realmente fazendo história. O PTB tem o maior movimento de mulheres do Brasil. Eu tenho muito orgulho de representar a prefeitura de Salvador na secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude. Nosso prefeito que, pela terceira vez, é o melhor prefeito do Brasil,  mesmo sem lançar candidatura já tem 50% das intenções de voto na Bahia. Pra mim, é um orgulho fazer parte tanto do PTB quanto da gestão do prefeito ACM Neto”, destaca.

Em discurso durante o encontro, o vereador Kiki Bispo destacou a atuação da secretária Taíssa Gama com uma das principais revelações na gestão do prefeito ACM Neto. “Para o orgulho de todos nós, Taíssa tem feito um trabalho de excelência em uma pasta importantíssima que é a proteção das mulheres que, dada a violência que a Bahia, têm sido vítimas do crime de feminicídio que têm sido uma realidade e ela tem tido uma luta árdua árdua e combativa e tem honrado a todo povo de Salvador, sobretudo também, na questão da infância e da juventude, que são duas questões que ela tem se debruçado com muita competência, que é a questão do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei Maria da Penha que nunca tiveram tão atuais em nossa cidade”, enaltece Kiki.

O vereador Kiki Bispo ressaltou a preocupação do PTB com o atual cenario político municipal, estadual e nacional e acredita que o partido deve vir forte também em Salvador e por toda a Bahia com o papel de protagonismo para mostrar a força do partido no cenário municipal, estadual e nacional para a expectativa de crescimento no próximo pleito.

“Eu penso que o partido deve construir um futuro para Salvador, para a Bahia e para o nosso país, país que passava por um momento de turbulência no campo político e econômico que, realmente, trazia angústia para todos. Mas, figuras como o deputado Benito Gama que tem um trabalho destacado de lutar sempre pelos interesses do nosso povo foi fundamental para que possamos virar essa página ruim que o país passou. Eu não tenho dúvida nenhuma que a gente começa a perceber, para a nossa alegria, que o país começa a recuperar a sua auto estima e o seu poder econômico e o nosso povo e a nossa gente começa a conseguir se empregar e o desenvolvimento econômico começa a ser uma realidade. Em Salvador, também não foi diferente. Eu preciso reconhecer a figura do nosso prefeito ACM Neto, que em cinco anos de gestão, pegou uma Salvador destruída, uma Salvador acabada e, com muito trabalho e com uma equipe formada com os melhores, entre eles, Taíssa Gama, que honra as fileiras do PTB com uma boa gestão na sua pasta, o prefeito fez Salvador sair do atraso muito grande. Hoje, quem mora em Salvador recuperou a sua vontade de viver nessa que é a capital mais bonita do país”, defende.

Na oportunidade, Bispo manifestou oposição ao atual governo do Estado. “Infelizmente, a nossa luta não pára por aí. A Bahia, aos 12 anos sob o comando do PT, realmente tem deixado o povo da Bahia entristecido. Eu penso que nesse congresso precisamos desenvolver ideias e sugestões para participarmos de um conjunto de ações para que possamos, conjuntamente, fazer com que a eleição do ano que vem seja um marco da mudança que a Bahia tanto quer e tanto precisa. O PTB que teve um protagonismo no ano de 2016 vai ter o mesmo protagonismo nas eleições em 2018, pois temos quadros qualificados  e fundamentais para serem candidatos competitivos. Eu tenho dúvida nenhuma que faremos uma grande bancada de deputado estadual e de  deputado federal para honrar o povo da Bahia e marcharemos ao lado do sentimento do povo da Bahia, que é um sentimento de mudança,  um sentimento que podemos mais, um sentimento que a Bahia precisa e merece muito mais, pois não podemos nos contentar com um governo regular, meeiro e meia boca, mas precisamos sim de um governo que trabalhe pela Bahia, assim como o prefeito ACM Neto tem trabalhado por Salvador. Vamos adentrar por esse interior discutindo e formando os diretórios estaduais em todo o estado, fortalecendo cada vez mais o partido, porque o PTB é um partido de luta e de história que será protagonista nas eleições em 2018. Acredito que o nosso partido vai chegar forte nas eleições em 2018. Não vivemos uma situação fácil no Brasil e a história do PTB se destaca também pela luta em defesa do povo de Salvador e da Bahia. E nesse momento não será diferente”, acredita Bispo.

O encontro do PTB foi prestigiado pelo prefeito ACM Neto, que estava acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis. Sem antecipar a decisão de sair ou não candidato ao governo do Estado em 2018, ACM Neto apontou que a reestruturação e a atuação do partido vai ajudar para fortalecer as alianças e o projeto político no pleito de 2018 para vencer a oposição do atual governo do Estado no próximo ano.

“Eu tenho estima, carinho e apreço pelo deputado Benito Gama na relação na vida pública. Benito é um dos mais representativos e experientes deputados federais do Brasil. Eu falo com muita tranquilidade, porque eu fui deputado por 10 anos, continuo mantendo uma agenda intensa em Brasília, onde participo das principais rodas de discussão política do país e a voz de Benito é sempre muito respeitada e muito ouvida lá em Brasília. Com o seu prestígio evidente, Benito é, certamente, um dos deputados federais no país hoje com maior prestígio no Congresso Nacional. É isso que a gente percebe lá no Congresso e, por isso mesmo, o PTB na Bahia está muito bem representado sob a liderança do deputado Benito e é um partido que está crescendo e se fortalecendo nessa perspectiva das eleições de 2018. Não é apenas uma relação política, mas também, uma relação pessoal de carinho e de uma estima muito grande com ele e com a sua família que vem desde o meu pai, que é seu grande amigo e isso foi transferido pra mim tanto por ele como por Taissa, que tenho o prazer de te-la como nossa secretaria que vem fazendo um trabalho muito dinâmico. Taissa vem surpreendendo a cada dia. Eu já sabia do valor dela, porque ela já tinha colaborado conosco na primeira gestão,  depois, acompanhei sua caminhada como candidata em Salvador. O trabalho dela a frente da secretaria nos enche de orgulho e o PTB está muito bem representado. Taissa tem qualidade e tem valor para ocupar qualquer cargo importante e tem demonstrado isso com muita competência a frente da secretaria”, elogia o prefeito.

Para Neto, esse trabalho de reestruturação do PTB no Estado e de alinhar o discurso é fundamental para a disputa política no próximo ano. “É fundamental que os que estão na ponta e que tem capacidade de formar opinião multipliquem uma mensagem e que exercitem isso no dia a dia em suas cidades. Levem essa mensagem do otimismo e do ânimo para esse enfrentamento nas eleições do próximo ano. A gente precisa intensificar com os partidos que nós precisamos falar cada vez mais dos problemas da Bahia, da realidade difícil que está vivendo o nosso Estado. O governo gasta uma grande fortuna para pagar grandes artistas na inauguração de algumas policlínicas que deveriam estar entregues há muito tempo e essa policlínica quando for entregue, a conta principal é do prefeito, não é do governo, e se a conta é do prefeito, é de quem mora na cidade,  porque o dinheiro para bancar a policlínica, se tivesse sendo bancada pelo governo do estado, sobraria mais recursos para a prefeitura fazer outras coisas para a vida do cidadão. No entanto, o governador gasta rios de dinheiro para pagar artistas, porque só assim que as pessoas têm interesse de ir para as inaugurações dele. Enquanto isso, a Bahia bate recordes de violência e insegurança. As estradas e rodovias estaduais na Bahia completamente destruídas. O governo não foi capaz de inaugurar uma nova escola. É impressionante. Aqui em Salvador, sequer uma sala de aula, muito pelo contrário, fecharam muitas. Eu não tenho nenhum receio que quando esse debate se estabelecer e quando a gente tiver a oportunidade de mostrar os verdadeiros problemas da Bahia, essa propaganda que, às vezes, impressiona, vai se desfazer, porque as pessoas estão vivendo o dia a dia e encaram a realidade como ela é, pois não adianta querer construir algo que não é real. A gente vai precisar contar com o apoio e com a força do partido”, defende Neto.

Na oportunidade, ACM Neto defendeu a motivação e articulação de candidaturas do partido para deputados estaduais e federais para o pleito do próximo ano para fortalecer a base do apoio do próximo governador a partir de 2019. “Isso é muito importante, porque os nossos partidos vão ter que de se debruçar de agora até o final a março, início de abril para que a gente possa fomentar um maior número possível de candidaturas a deputado nas  próximas eleições,  inclusive, com uma visão regionalizada de maneira que a gente possa nas principais regiões no Estado e nos principais municípios do Estado ter candidatos próprios com apoios fortes de sustentação ao palanque político no nosso grupo político no ano que vem. Existe uma janela de oportunidades que está aberta. Se nós formos ver, em 2016, registrou um crescimento do nosso campo político comparado com 2012 na eleição municipal.  Nós conseguimos eleger um número muito maior de prefeitos e de vereadores em todo o Estado. Isso, portanto, é um indicativo de que hoje há um equilibro de forças completamente diferente na Bahia”, ressalta.

Sem querer entrar no clima de pré-campanha, Neto, que é considerado principal líder de oposição ao atual governo do Estado, fez criticas a atual gestão estadual. “É natural quando a gente olha o nosso adversário e ver que está no governo com uma máquina ao seu dispor que é muito usada, inclusive, muitas vezes de maneira indevida e abusiva, que não tem nenhum limite ao gastar em propaganda, quando vai para a televisão conta uma realidade completamente diferente do que a gente vive no dia a dia. Comparando com o cenário para 2018, com aquele que nós tivemos em 2014, na última vitória do PT na Bahia, a gente vê que as coisas mudaram muito e essa correlação de forças no interior é um dos principais sinais dessa mudança. Eu e Bruno temos nos dedicado a fazer um trabalho com lupa em cada cidade da Bahia com o objetivo que em cada um dos 417 municípios nós possamos ter um palanque forte, mas nós temos que estruturar um dos dois palanques mais fortes em cada um das 417 cidades da Bahia. Eu diria que essa é uma prioridade absoluta para o momento de agora e o estimulo de candidaturas a deputado estadual e federal ajuda muito a reforçar esses palanques em cada uma das cidades do interior. Hoje, nós temos mais de 80 municípios estruturados. Nós não tínhamos isso em 2014. Eu acompanhei a campanha de Paulo Souto para governador e havia muitas cidades onde sequer havia condições de montar uma ação mais forte, porque não tínhamos o apoio nem do prefeito, nem do ex-prefeito, nem de grupo de vereadores. Hoje, nós temos mais de 80%. Faltando pouco menos de um ano da eleição, nós temos 80% dos municípios da Bahia estruturados. Nós só vamos descansar quando tivermos 100%. Eu não quero os 416, eu quero ajudar a organizar os  417 municípios. Por outro lado, quando a gente compara às condições políticas externas, nas eleições de 2014, os nossos adversários tinham o governo federal que eles usavam das maneiras mais absurdas possíveis. Depois, eles  tinham o recurso do planeta que a gente foi descobrir com a Lava Jato e com esses escândalos todos que aconteceram no Brasil. Isso não vai mais existir em 2018. Vai ser muito mais equilibrado, mais justo, mais limpo e muito mais no confronto das ideias e da capacidade do perfil, do jeito de governar e do projeto para o  futuro da Bahia”, descreve.

Com a decisão sobre o pleito adiada para o próximo ano, Neto voltou a frisar que está focado na gestão a frente do prefeitura de Salvador, mas deixou claro que defende um candidato de oposição ao atual governo do Estado. “As pessoas querem que eu antecipe a minha decisão, mas a gente precisa ter a noção do tempo correto da política. Nós já vivemos, de certa forma, esse clima pré eleitoral, porque a gente vive e respira política. No entanto, as pessoas nas ruas não estão com a cabeça nas eleições e eu tenho muitas obrigações em Salvador. Eu fui eleito no ano passado e me sinto a vontade, caso eu venha tomar a decisão de renunciar, por que em nenhum momento, eu assumi qualquer tipo de compromisso que me impedisse de tomar essa decisão, além do que eu tenho muito conforto de saber que se eu deixar a prefeitura, ela estará muitíssimo bem conduzida e administrada por Bruno, meu vice-prefeito, mas eu não posso deixar de compreender que essa decisão só deve acontecer no ano que vem. O que eu tenho dito é que essa decisão vai ser tomada, observando o povo no interior da Bahia. Ela não é uma decisão minha. Eu sei que quando a gente entra na vida pública, a partir de determinado momento, a gente não se governa. A gente, às vezes, não tem o direito de decidir apenas de acordo com os nossos interesses pessoais ou mais íntimos. Eu tenho consciência do papel que desempenho para esse grupo político e digo, com certeza, que jamais me faltou e nem me faltará coragem, vontade, disposição, garra, energia, capacidade e trabalho para enfrentar quem quer que seja. Com certeza, nós vamos estar juntos nas eleições do ano que vem. Até que eu tome alguma decisão, eu estou focado na prefeitura”, disse Neto.

“Tenho a confiança de que nós vamos ganhar as eleições para governador em 2018 e, a partir daí, construir um futuro diferente para para a Bahia, que é o que nós desejamos. Nós todos desejamos isso.  Nós não temos um projeto de poder ou de perpetuação de poder. Os nossos adversários constituíram um projeto de poder para se perpetuarem no poder e a gente viu que quem pagou o preço de tudo isso foi o Brasil com a mais grave crise econômica dos últimos tempos,  com a explosão do desemprego e tantas outras coisas que aconteceram para a vida das pessoas, inclusive, àquelas que sofrem na ponta. A gente sente e vive isso de perto, mas felizmente, a gente vê o país e as coisas começarem a melhorar e o país começa a ter uma outra perspectiva, mas essa outra perspectiva, a gente precisa trazer também para a Bahia e, na Bahia, a construção desse futuro passa pelo trabalho do PTB, pela nossa aliança e por estarmos juntos de mãos dadas, acreditando, confiando e tendo a energia e a disposição sem medo. Eu costumo dizer que pra cima do medo, vamos com a coragem e, se Deus quiser, juntos, nós estaremos no próximo ano, comemorando a vitória da Bahia e dos baianos”, acredita Neto.

Mathias Jaimes e Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Vírus Jerônimo Rodrigues é mais letal do que Covid 19: dados oficiais escancaram tragédia petista

A Bahia viveu momentos dramáticos durante a pandemia de Covid-19, com 30.201 mortes registradas até …