O PTB Mulher Bahia promoveu na noite desta quinta-feira (10), no Empresarial Convention Center, no bairro do Cidadela, debate sobre maternidade e o mercado de trabalho durante evento em alusão ao Dia das Mães com a participação da sociedade civil e demais palestrantes.
Segundo Taíssa Gama, presidente do PTB Mulher Bahia e ex-secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a discussão é oportuna para que as mulheres tenham ciência dos seus direitos trabalhistas caso ocorra a maternidade e que as mesmas possam entender que é possível voltar ao mercado mesmo na condição de mãe. “Esse evento é para trazer a problemática que acompanha a mulher nos tempos modernos, que é a maternidade e o mercado de trabalho para discutir justamente o que a mulher passa quando volta a trabalhar ou entra no mercado de trabalho”, explica Taíssa.
Para a presidente estadual do PTB Mulher, existe muita desinformação sobre o assunto. “Com esta ideia de trazer este debate, queremos mostrar as vertentes que podem ser traçadas nestes casos de maternidade no mercado de trabalho, passar a elas que é possível sim exercer uma profissão mesmo sendo mãe e transmitir a importância da mulher em diversos pontos da sociedade”, disse.
Na oportunidade, Taíssa destacou ainda quando era secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) a luta e o empenho para o reconhecimento da profissão de baiana de acarajé na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) através do Ministério do Trabalho como uma importante conquista para as trabalhadoras. “Nós ajudamos a concretizar este sonho delas”, comemora Taíssa.
A conquista das baianas de acarajé pelo reconhecimento da profissão foi também lembrado pelo deputado federal e presidente estadual do PTB, Benito Gama, que esteve presente também no encontro do PTB Mulher. “Foi uma demanda das baianas por intermédio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude e, através do Ministerio do Trabalho, conseguimos agilidade nesse processo, como várias profissões são incluídas, mas nesse caso específico, nós conseguimos que a baiana de acaraje se tornasse uma profissão até como uma valorização cultural e o Ministério do Trabalho reconheceu como profissão. Eu tenho muito orgulho de ter participado desse processo”, destaca.
Na ocasião, o deputado destacou a participação da mulher na política na Bahia e o Brasil, especialmente dentro do PTB que tem um grande movimento feminino apoiado pelo partido. “A participação das mulheres na política já existe na campanha e é preciso que agora elas ocupem os cargos de deputada estadual, federal, senadora, governadora e presidente da República. Isso é fundamental. Nós estamos fazendo isso com muito afinco na Bahia toda com Taíssa Gama na condição de presidente do PTB Mulher. Eu tenho certeza que vai dar certo, porque na política se não há participação, discussão, se não há opinião e não recebe opinião não há como construir. O PTB é o partido que mais vai ter participação da mulher nesta eleição”, acredita Benito.
Mathias Jaimes e Rafael Santana