
O senador Marcos do Val (Podemos) foi multado em R$ 50 mil por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a acusação de descumprir uma medida cautelar que o proíbe de utilizar redes sociais.
A penalidade foi aplicada após um perfil no X, identificado como “axebolsominion”, compartilhar um discurso feito pelo senador no plenário do Senado.
Na ocasião, Do Val afirmou que as eleições de 2022 foram fraudadas e que provas já teriam sido entregues a lideranças internacionais, incluindo membros do governo de Donald Trump.
Moraes considerou que o compartilhamento do discurso faz parte de uma estratégia de disseminação de conteúdo antidemocrático e reforçou que o senador continua sendo investigado por promover ataques à Polícia Federal e ao STF.
Em sua defesa, Marcos do Val alegou desconhecer o perfil que publicou o conteúdo e destacou que seu discurso estava disponível em canais oficiais do Senado, acessíveis ao público.
Essa não é a primeira vez que Marcos do Val enfrenta medidas duras por parte do ministro. Em agosto, Moraes já havia ordenado o bloqueio de até R$ 50 milhões das contas do senador e a suspensão de seus perfis nas redes sociais. À época, Do Val classificou a decisão como “abuso de autoridade” e um ataque à imunidade parlamentar, acusando o STF de desrespeitar o Senado e a democracia.