Hoje pela manhã, no seu programa de rádio, Mário Kertesz denegriu com as suas palavras todos os profissionais da Odontologia. Como dentista, atuando já 23 anos na área, gostaria que o Sr. apresentador soubesse que:
– assim como todos os estabelecimentos comerciais, médicos, veterinários… que estão funcionando em Salvador, a Odontologia também tem protocolos emitidos pelo Conselho Federal de Odontologia quanto às regras de distanciamento social e manejo de pacientes nessa crise do Coronavírus. Aglomerações existem sim, nas distribuições de vales-merendas e cestas básicas e na comemoração de aniversário de candidatos à prefeito em Salvador.
– a marcação de pacientes também está no protocolo e será realizada de hora em hora.
– desde que nos formamos, trabalhamos com a preocupação em biossegurança. A higienização do Consultório, dos equipamentos e uso de EPIs já está acontecendo nos atendimentos de urgências, caso o Senhor desconheça o assunto.
– a saúde começa pela boca. A suspensão de atendimentos odontológicos pode causar complicações irreversíveis em tratamentos ortodônticos sem acompanhamento ( como perda de dentes), progressão de doenças periodontais, evolução de lesões cariosas à tratamento de canal e abcessos causando riscos à saúde geral do paciente. A Odontologia não é só estética como pondera em suas palavras. Odontologia é SAÚDE.
– nós dentistas também somos micro- empresários e como tais também estamos sofrendo com o descaso dos Governo Estadual e Municipal em relação às empresas. Onde mesmo recebendo recursos do Governo Federal não tiveram a sensibilidade de postergar impostos municipais e estaduais, enquanto estamos há 60 dias com receita zero!
É lastimável seu posicionamento de ‘estar se lixando’ para a nossa categoria. Não sabemos que visão de dentista que o senhor tem na cabeça. Mas pode ter certeza de que está totalmente fora da realidade! (Vastiane Evelise é dentista e Micro-empresária)