Revista Forbes cita Salvador pela segunda vez sobre destinos turísticos

Com destaque para o boêmio bairro do Rio Vermelho, que tanto encantou Caymmi e Jorge Amado, dentre outros astros da constelação de artistas exportados pela Bahia, a revista norte-americana Forbes voltou a citar Salvador, em artigo publicado nesta quarta-feira (20), sobre melhores destinos turísticos pós-advento da vacina contra o coronavírus.

Outras localidades históricas da capital, como a Vitória, Graça, Barra e Ondina, ajudaram o jornalista John Oseid a traçar um mapa único dos principais atrativos da cidade. Encantado com a Casa do Rio Vermelho, lar de Jorge Amado e Zélia Gattai, o norte-americano citou que “o lugar está repleto de itens pessoais, cartas, documentos e até mesmo as cinzas do casal, além de lembranças de toda parte do mundo, trazida por amigos internacionais”.

Na semana passada, Oseid sentenciou que Salvador combina cultura e gastronomia, agradando paladares variados. A publicação intitulada “Carnival And Cuisine In Salvador, Bahia’s Old Town”, dentre outras coisas, ressalta as impressões do autor sobre os sítios históricos, em especial o Pelourinho, a culinária, as iguarias etílicas do Cravinho e, claro, a simpatia do baiano que, mesmo em tempos de pandemia, segue como um diferencial que cativa nove entre dez visitantes da capital baiana.

A referência midiática internacional ao potencial turístico de Salvador segue uma tendência que, nos últimos anos, teve ressonância em veículos de grande circulação e reconhecimento, como o jornal The New York Times, a revista National Geographic e a Condé Nast Traveller. “É gratificante, após oito anos de trabalho intenso, ver que os frutos deste investimento estão sendo colhidos por trabalhos publicados mundo afora”, celebra o titular da pasta de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Fábio Mota.

Berço – Lamentando a suspensão do Carnaval, embora já projete nova visita para a folia em 2022, Oseid destacou a importância de Salvador como “berço de grande parte da cultura do país, da comida e das raízes afro-brasileiras, música e carnaval”, ressaltando a diversidade de ritmos e o trio elétrico. Belezas naturais, como a Baía de Todos-os-Santos, restaurantes de opções variadas que o jornalista pode conferir ao longo da costa soteropolitana, passando por Itapuã, Avenida Contorno e pela Ilha dos Frades, por exemplo, também são destaques da publicação.

A reportagem citou ainda a Casa do Carnaval, a beleza única das igrejas e das diferentes culturas religiosas que se misturam em locais como a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Como um explorador descobrindo um novo mundo, o autor percorreu vielas e ladeiras, apresentando ao leitor uma Salvador que a seus olhos se expõe bela, inédita e antiga, embora com um ar renovado pela conservação e espírito de festa e respeito às tradições.

Estratégia – De acordo com o diretor de Turismo da Secult, Antonio Barreto Jr, além da atração natural exercida pela capital baiana, o interesse estrangeiro pela cidade tem sido aguçado ano a ano por meio Press Trips e Famtours (Familiarization Tour) – conteúdo informativo e publicitário destinado, respectivamente, para jornalistas e influencers do setor e agências de viagem, operadores do turismo, organizadores de eventos e demais vertentes do segmento ao redor do mundo.

“Isso é fruto da estratégia da secretaria com a divulgação internacional, para que os setores ligados ao turismo possam conhecer Salvador, ver de perto a nova cara da cidade, como ela está revitalizada, além da diversidade cultural, gastronômica, esportes náuticos e de toda oferta de turismo local. É o terceiro ano que lançamos este sistema pré-Carnaval, e graças a esta estratégia conseguimos matérias de importância nestes veículos internacionais, ampliando o conhecimento dos visitantes sobre a capital baiana”, disse Barreto Jr.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …