Ricardo Almeida: “Bolsonaro falou o que quis e agora como homem deve pagar as consequências com ônus e bônus pelas declarações que fez”

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

Em sua crítica durante a sessão de terça-feira (11), o vereador Ricardo Almeida (PSC) repudia veementemente as declarações de Jair Bolsonaro, que é do mesmo partido, sobre as comunidades quilombolas e disse que é contra a qualquer tipo de discriminação, de preconceito, seja ele de gênero, de raça, de crédulo ou de qualquer outra forma.

O vereador espera que o repúdio ganhe eco na sociedade como um desrespeito. “Nós temos que respeitar as pessoas, respeitar o outro independente da sua condição social, raça, gênero, religião e vários outros fatores. A discriminação e o preconceito têm que receber todo o nosso repúdio. Eu sou completamente contra. O PSC não é favorável. O nosso estatuto prevê inclusive o cuidado ao outro, ao ser humano, o respeito as diferenças e a pluralidade, senão, não seria um partido político. Isso merece toda a nossa moção de repúdio, toda a nossa contrariedade. O partido deve se posicionar. Ele não tem o poder de institucionalmente representar o partido, porém, como membro, expôs o seu pensamento unilateral, pessoal e individual. O que não pode também acontecer é nós sermos todos jogados na vala comum e taxados tal qual é ou foram as declarações de Bolsonaro como preconceituosos com pessoas que merecem da sociedade o repúdio. O PSC não exprimiu a sua opinião através de Bolsonaro, mas Bolsonaro exprimiu sua própria opinião individual que merece todo o nosso repúdio. O partido deve em momento oportuno se posicionar. No meu posicionamento pessoal sou contra, pois não admito e não comungo com nenhum tipo de preconceito e acho que o partido tem que tomar uma posição séria com relação as declarações de Bolsonaro que deve repercutir ainda muito porque já eram descabidas em outros séculos, quanto mais agora na contemporaneidade onde se luta tanto contra esse retrocesso que trouxe a humanidade reduzida praticamente aos instiintos animais, em que o ser humano se levanta contra o outro em motivo nenhum, simplesmente por uma cor de pele. Eu acho que as pessoas tem que ser respeitadas e, acima de tudo, o ser humano tem que ser respeitado”, critica Almeida.

O vereador lembrou que as declarações são posições individuais do deputado Jair Bolsonaro, que deve ser procurado para que se explique acerca do que ele disse. “Ele falou o que quis e agora como homem e como uma pessoa responsável deve pagar as consequências com ônus e bônus pelas declarações que fez”, aconselha.

Se Bolsonaro cometeu quebra de decoro parlamentar e se será expulso do partido, o vereador Ricardo Almeida reitera que “o deputado não exprimiu o pensamento do partido, mas exprimiu um pensamento individual”.

“Com relação ao decoro parlamentar, lá em Brasília certamente há também essa discussão”, disse.

Com relação a Jair Bolsonaro ser candidato a presidente da República em 2018, Almeida disse que é o povo quem escolhe os seus presidentes. “Obviamente que eu, particularmente, não considero que uma pessoa que faz tais declarações merece nem se quer ser candidato ao cargo de presidente da República em uma nação como o Brasil que tem muito ainda a pagar a comunidade negra por todo o retrocesso praticado ainda nessa nação pelos seus colonizadores. Essa fala tem sim um peso e um chefe de um poder tão importante como o Executivo nacional que é o presidente da República não deve sequer ser colocado nem no pleito, seja ele ou seja quem for. Eu não faço juizo de valor a pessoa tal, eu faço juizo de valor as declarações feitas por um membro importante do poder legislativo, que é um deputado federal e que deveria se preservar de fazer declarações tão ofensivas a comunidade negra”, critica o cristão.

Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Bruno entrega duplicação e requalificação da Avenida Jorge Amado entre Imbuí – Boca do Rio e mira turismo com Arena Multiuso e Casa do Surf

Em entrevista, o prefeito Bruno Reis revelou nesta sexta-feira (18) que o projeto do aquário …