Ricardo Almeida critica falta de água em Salvador: “É um absurdo esse estado de calamidade e de caos. Quem sofre são os moradores que abrem a torneira e não encontram água”

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara, vereador Ricardo Almeida (PSC) destacou a falta de água nos últimos dias em diversas localidades de Salvador que prejudicam não apenas a população, mas também o setor produtivo na área do turismo na cidade.

Conforme o parlamentar, a falta de água na cidade causa impacto direto não apenas na vida das pessoas, mas também na economia e no turismo na capital.

“Imagine os bares e restaurantes sem água no toalete, sem água para a pessoa lavar a mão, sem água para servir uma refeição. Como isso se dá? Uma cidade tradicionalmente turística já tem o seu setor produtivo no turismo afetado, mas o morador, o comerciante e o empresário no seu dia a dia com a falta de água também são atingidos. Acho que o governo do Estado e a Embasa devem uma explicação a população porque não podemos ficar de braços cruzados aguardando a merce de alguma política pública que venha por parte do governo para minimizar os efeitos da seca ou seja que efeitos forem ou estejam sendo causados. Acho que o papel do governante é prever os problemas, é antever as situações e procurar criar mecanismos que minimizem os efeitos. A seca está ai prevista já há muito tempo, já é duradoura como a maior seca dos últimos anos. É um absurdo encontrar ainda um estado de calamidade e de caos dentro da Embasa que é transferido para os moradores, porque a Embasa, por si só, não sofre. Quem sofre são os moradores que estão na ponta, que abrem sua torneira e não encontram água. Certamente, a fatura chega. Essa não deixa de chegar, não falta a cobrança, mas a água, que é o prinicipal produto e um bem material dos mais valiosos, faltam na vida do consumidor, do empresário, falta na rede hoteleira, na vida dos comerciantes, nos restaurantes, nos bares, nos shoppings. Imagine o efeito disso tudo. As escolas, como é que lidam com isso? A nossa cidade ainda passa e enfrenta situações como essa”, critica Ricardo Almeida.

O vereador reiterou o apelo ao governador Rui Costa ao cobrar a responsabilidade por parte do governo do Estado para a devida atenção pela constante falta de água para a comunidade que nos últimos dias, inclusive, no feriado prolongado de Tiradentes na última sexta-feira (21) que se estendeu no final de semana, conviveu com a suspensão no fornecimento de água.

“Então, com a palavra, sua excelencia o governador do Estado e a Embasa para darem explicações a população e demonstrar qual  é o plano. A crise está ai, mas qual é o plano para minimizar os efeitos da crise sobre a população? É essa a resposta que a gente precisa das autoridades”, reivindica Ricardo Almeida.

“Essa indignação não é única e exclusiva minha, mas é de 3 milhões de habitantes de Salvador e a Bahia inteira que tem sofrido com a falta de água”, completa o vereador.

O parlamentar pretende apresentar este assunto para ser discutido na Comissão no sentido de buscar um meio para solucionar o problema da falta de água em Salvador que vem prejudicando a população, indústria, comércio de um modo geral. O vereador pensa na possibilidade de convidar ou convocar o presidente da Embasa para prestar esclarecimentos e explicações sobre o que está acontecendo na cidade que atormenta a população que paga caro e que não tem o direito de usar a água para o consumo.

Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto no aniversário de Zé Ronaldo: “depois de ser derrotado nas urnas em Feira de Santana, Jerônimo Rodrigues busca se aproximar a ele”

Durante a missa em comemoração aos 74 anos do prefeito de Feira de Santana, José …