Rio 2016: Baiano Robson Conceição vence Hurshid Tojibaev, se classifica para a semifinal e conquista primeira medalha do Brasil no boxe

boxe-robson-conceicao-vence-na-categoria-60-kg-e-fica-a-uma-luta-da-medalha_1470773796-b

O baiano Robson Conceição conquistou nesta sexta-feira (12), a quarta medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio ao vencer o Hurshid Tojibaev, do Usbequistão. O boxeador se classificou para as semifinais do peso leve (até 60kg) no boxe para tentar o ouro, do contrário, vai se contentar com o bronze. Na semifinal, o combate será no domingo, às 12h30, contra o cubano Lazaro Jorge Álvarez, um dos favoritos na categoria.

Com o apoio e empolgação da torcida brasileira, Robson venceu o primeiro round de acordo com o entendimento dos três juízes. No segundo assalto, Conceição se deparou com os firmes golpes de contra-ataque do adversário que acabou levando duros golpes do baiano.

A vitória de Robson já era dada como certa. De acordo com os juízes, a vantagem era de 10 a 9 para o baiano que só seria derrotado se fosse à nocaute. O baiano passou com toda força pelo usbeque e conquistou a medalha de bronze no entendimento dos árbitros.

O pensamento de Robson agora está na semifinal contra o cubano Lazaro Jorge Álvarez, tricampeão mundial e ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), no ano passado.

Robson carrega no seu histórico com o boxe amador brasileiro a conquista de medalhas em Mundiais e Olimpíadas desde 2010. O baiano foi prata em 2013 do Mundial, disputado no Casaquistão, e bronze no ano passado, no Catar. Ele ainda é bicampeão do Campeonato Continental (o Pan-Americano do boxe), quando venceu o cubano na final do ano passado. Após passar pelo amador, Robson esperou até a Olimpíada para atuar e se destacar como na categoria profissional.

Além de Robson, o Brasil tem outras apostas de medalhas no boxe, com Robenilson de Jesus e o meio-médio ligeiro Joedison Teixeira que estrearam com vitória e estão nas oitavas de final. Já a peso médio Andreia Bandeira estreia no domingo contra Atheyna Bylon, do Panamá, campeã mundial em uma categoria abaixo. Quem vencer o combate vai para as oitavas de final.

(Redação/Foto: Peter Cizborra – Agência Reuters)

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Para Sandro Régis, ACM Neto é visto pelo povo como mais “competente e responsável” quer Jerônimo Rodrigues: “vontade do povo vai ser determinante”

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) avaliou que a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17), …