
Os rodoviários da Região Metropolitana de Salvador decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (28). A categoria, em campanha salarial, tomou a decisão após as empresas de transporte anunciarem o encerramento das atividades.
A crise foi agravada pela concorrência com o transporte clandestino e a integração com o metrô, que, segundo as empresas, tornou a operação inviável. Agora, o sindicato exige que o governo Jerônimo Rodrigues apresente uma solução para evitar o colapso no transporte público.
Enquanto a população aguarda uma resposta, o governo segue em negociações por meio da Agerba, que tenta impedir a devolução das linhas de ônibus pelas empresas. A última licitação para o transporte metropolitano aconteceu em 2017, e, mesmo após um Termo de Ajustamento de Conduta firmado em dezembro, a situação não foi resolvida.
Para muitos, essa é mais uma prova de que a gestão Jerônimo Rodrigues prioriza acordos políticos em vez de defender os interesses dos trabalhadores e garantir serviços básicos.