Rodrigo Maia pede apoio de ACM Neto e Rui Costa em Salvador para reeleição à presidência da Câmara dos Deputados

Com vistas a disputa de uma nova eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, a visita do atual presidente do Legislativo, deputado Rodrigo Maia (DEM) à Salvador resultou em apoios de políticos pela sua reeleição.

Maia se reuniu na terça-feira (17), com a bancada do PSD e com o senador Otto Alencar, presidente da sigla na Bahia, e fechou o apoio dos baianos.

“Rodrigo esta consolidado e nós vamos apoiar ele aqui no estado. A nossa posição é da maioria dos deputados do PSD. Eu consultei os cinco federais aqui, conversei com eles e eles optaram em apoiar Rodrigo Maia, já que o Rosso não se viabilizou candidato”, afirma  Otto. Os deputados que apoiam o democrata são Antonio Brito, Fernando Torres, José Nunes, Sergio Brito e Paulo Magalhães.

O anuncio do apoio do PSD baiano a Rodrigo Maia acontece após o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) praticamente abrir mão da disputa. Apesar de não ter desistido oficialmente da candidatura, o deputado está ciente da falta de apoio para a sucessão. O aviso foi feito pelo próprio Rosso através mensagem eletrônica por um aplicativo de celular. Conforme o parlamentar, o partido fica livre para “avaliar outras alternativas e caminhos que possam de fato reaproximar a Câmara do povo brasileiro e dar à Casa o respeito e admiração da sociedade”.

Na ultima semana, Rosso já havia admitido a possibilidade de sair da disputa, caso a sua candidatura não fosse viabilizada politicamente. “O que está em jogo é uma coisa muito séria, que é a presidência da Câmarau dos Deputados, que por essa configuração atípica dos próximos anos, será a vice-presidência da República. Não pode ser um vale-tudo, ter uma candidatura para marcar posição. A gente vai enfrentar matérias aqui que vão exigir 308 ou mais votos. A gente tem de evitar um racha. Esse é meu espírito: evitar qualquer tipo de racha”, afirma Rosso.

Sem Rosso, Rodrigo Maia deve disputar a presidência com Andre Figueiredo (PDT-CE) e Jovair  Arantes (PTB-GO), Jovair, inclusive, vai estar em Salvador hoje para buscar apoios de políticos baianos. O objetivo será o mesmo de Maia: garantir adesões para sua candidatura. “O projeto pessoal, e não falo do Jovair, quando você vai muito em cima dele e desconsidera consensos, pode ser um projeto muito “self”, disse Rosso, em uma referência indireta a Rodrigo Maia (DEM-RJ). Nacionalmente, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, já articula nos bastidores o apoio a reeleição de Rodrigo Maia.

Além do PSD, Maia terá também o apoio do DEM no estado. “Acho que a grande maioria gostaria de ver o Rodrigo Maia reconduzido. Claro que cada partido tem sua particularidade, mas a maioria da bancada baiana apoia ele”, afirma o deputado federal José Carlos Aleluia, representante do DEM no estado. O prefeito ACM Neto também garantiu seu apoio ao atual presidente. “Todo mundo sabe da minha amizade com ele (Rodrigo Maia). Além de ser do meu partido, ele também é meu amigo pessoal. Vou ficar na torcida”, disse Neto.

À noite, em um encontro reservado, Maia foi a um jantar que o prefeito ACM Neto, amigo pessoal dele e colega de partido, organizou no restaurante Pereira, na Barra. Os convidados foram deputados federais baianos. O cardápio principal do encontro foi o pedidos de votos para a reeleição de Maia à presidência da Camara dos Deputados.

Os deputados José Carlos Aleluia (DEM), Tia Eron (PRB), Márcio Marinho (PRB), Antonio Imbassahy (PSDB), Arthur Maia (SD), João Carlos Bacelar (PR), Uldurico Jr (PTC), Lúcio Vieira Lima (PMDB) e outros  que estiveram na ‘festa’ bateram martelo ao declararem apoio a Maia. O vice Bruno Reis e o deputado federal João Gualberto (PSDB), também estavam lá. Ocuparam 16 lugares em uma área reservada do restaurante.

PT nega apoio a Maia

Se de um lado Rodrigo Maia conquistou o apoio formal do PSD, do outro ele não terá o de Afonso Florence (PT), líder do PT na Câmara e da minoria no Congresso. Florence negou que tenha fechado apoio em torno do nome de Maia durante o pleito. “O Brasil vive uma situação anormal na política com um governo ilegítimo, promovendo ataques aos direitos sociais. O atual presidente da Câmara (Rodrigo Maia) tem dado total apoio a essa agenda regressiva, como a “PEC do Fim do Mundo” e as reformas trabalhista e da previdência”, avalia Florence. Já a cúpula nacional do partido recorreu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar uma decisão sobre o assunto.

A bancada do partido se reuniu ontem, mas uma comissão formada por dez parlamentares vai se reunir com o ex-presidente na próxima semana para discutir o tema. “Hoje não haverá fumaça branca. A decisão final vai ser tomada com Lula”, disse o deputado José Guimarães (PT-CE). A bancada do PT está dividida. Enquanto parte dos petistas defende que o partido apoie uma candidatura que represente a oposição, como a do deputado André Figueiredo (PDT-CE), a ala mais pragmática do partido quer apoiar a recondução do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) para garantir o seu espaço na Mesa Diretora. Há ainda integrantes do partido que defendem uma aliança com Jovair Arantes (PTB-GO), que faz parte do chamado Centrão.

Na tentativa de talvez conseguir apoio do PT em torno do seu nome para garantir a reeleição, Maia se encontrou com o governador Rui Costa (PT), na governadoria, mas óbvio que a pauta foi sobre o projeto do novo pacto federativo, que vai redistribuir atribuições e receitas entre municípios, estados e União.

“Vim conversar com os deputados, discutir eleição, óbvio, e continuar construindo a possibilidade da minha candidatura”, afirma o democrata, ao dizer que não tratou com o governador Rui Costa sobre um possível apoio do PT ao nome dele.

Maia conseguiu em Salvador consolidar os votos para a disputa pela reeleição ao comando do Legislativo.

Foto: Flávio Soares/Camara dos Deputados

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …