
Em combate ao suicídio, a vereadora Rogéria Santos (PRB) lança campanha “Sua vida vale mais que um jogo”, com intuito de suprimir os atos de automutilação e autoextermínio decorrentes do “Blue Whale”, Baleia Azul em tradução livre.
O Baleia Azul é um jogo que surgiu na Rússia, com a finalidade de induzir ou instigar os seus usuários ao suicídio, tendo como público alvo crianças, adolescentes e jovens. No Brasil, estima-se que 25 pessoas se matam por dia por diversas causas, tornando o país o 11º colocado no ranking mundial de suicídios, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Audiência
Preocupada com o tema a vereadora Rogéria Santos realizará, dia 8 de maio, a audiência pública “Baleia Azul: Sua vida vale mais que um jogo”, com o objetivo de expor a campanha, seus projetos e iniciar ações em combate ao suicídio. A atividade acontecerá às 9h30, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
“Acreditamos que cada pessoa pode vencer as dificuldades e que os nossos jovens podem superar o Blue Whale, lutando e provando a todos que a vida vale muito mais que um jogo”, frisa.
Por meio da campanha, ela pretende, de forma pedagógica, conscientizar, alertar, tratar e prevenir a prática do suicídio. “O jogo Baleia Azul é nocivo para os nossos jovens e adolescentes. Precisamos faze-los compreender que eles são importantes para as pessoas à volta e, além disso, eles precisam valorizar a vida. Precisamos ir às ruas, trabalhar e convencer essas pessoas de que vale à pena viver”, explica.
Em atuação na Câmara Municipal de Salvador há quatro meses, Rogéria apresentou proposições que englobam o combate às ações de autoextermínio. Entre eles os projetos de lei nº 226/17 e 358/17, que propõem a instituição do Mês Municipal e do Mês Nacional de Combate ao Suicídio, respectivamente.
Além disso, a vereadora é autora do Projeto de Indicação nº 383/17, que sugere ao presidente da República, de forma urgente, juntamente com o Ministério Público da União e órgãos correlatos em questões tecnológicas no país, a adoção de ações para combater e erradicar o jogo. Rogéria apresentou também Moção de Repúdio e Indignação “diante da face de barbárie, crueldade e crime do jogo Blue Whale”.
Com base nas estatísticas atuais relacionadas ao suicídio, a vereadora argumenta que não dá para a sociedade ficar de braços cruzados: “Trabalhamos para que essa juventude prevaleça e floresça. Me coloco à disposição para ajudar no que for preciso. Ainda oriento que busquem ajuda da Polícia, do Conselho Tutelar e de pessoas qualificadas que possam ajudar”.
Fonte: Secom/CMS