
A vereadora Rogéria Santos (PRB) realizará uma audiência pública para discussão da violência acometida às mulheres durante a gestação e o parto. A audiência “Violência obstétrica: A dor além do parto”, acontecerá no dia 21 de julho, às 15h, no auditório do Edifício Bahia Center, prédio anexo da Câmara Municipal.
O evento ocorrerá com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social e contará com a presença de autoridades e profissionais do segmento. Na Casa, a legisladora possui em tramitação o Projeto de Lei nº 357/17, que propõe a promoção de medidas de informação e de proteção da gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido em situação de violência obstétrica, no município de Salvador. Segundo o PL, a violência obstétrica refere-se ao tratamento agressivo, de zombaria, grosseiro, recriminativo à reação de choro, grito, medo entre outras características.
“Quantas parturientes sofrem constrangimentos por sua cor, raça, etnia, idade, religião, condição socioeconômica, estado civil, situação conjugal, ofensas, humilhações, ameaças em caso de não aceitação de algum procedimento, ser amarrada durante o parto, a frequência dolorosa do exame do toque, dentre outros atos?”, refletiu a edil.
O evento discutirá a relevância do tema, além de reafirmar a necessidade de se implantar novas políticas públicas em assistência à mulher.