
A vereadora Rogéria Santos (PRB) chama a atenção para o combate ao suicídio na vida de adolescentes e jovens por influência do jogo Baleia Azul. Inclusive, a palamentar apresentou na Câmara um Projeto de Lei que institui o Dia de Combate e Prevenção ao Suicídio no mês de setembro, destinado a prevenção e esclarecimentos sobre o tema. A ideia é estimular o debate, a partir de palestras e campanhas de conscientização.
De acordo com Rogéria, o Brasil ocupa o décimo lugar nos índices de suicídio e a taxa de suicídio é de aproximadamente 25 pessoas que se suicidam por mes, entre essas, tres são adolescentes.
O aumento dos casos entre os jovens foi destacado pela vereadora, uma vez que a mortalidade por suicídio tem aumentado significativamente entre adolescentes e adultos jovens, tanto no Brasil quanto no mundo. O parlamentar salientou que essa população se mostra mais suscetível diante de situações de pressão, ao citar como exemplo, o momento de prestar vestibular e decidir qual profissão seguir.
A vereadora alertou para a gravidade da situação. “Independente do Baleia Azul, as pessoas estão desistindo de viver. A gente observa que as pressões do cotidiano acabam, de fato, esse desejo de viver das pessoas, mas é preciso dizer para os jovens que vale a pena viver. Temos que quebrar essa estatística porque nós não podemos mais perder adolescentes. A gente perde adolescentes por crime e para o suicídio. Onde é que a gente vai parar. Daqui a pouco, nós não teremos mais juventude para assumir os nossos lugares. Nós vamos precisar que esses jovens assumam os nossos lugares, e é isso que a gente quer fazer: preservar a vida e preparar essa juventude”, defende Rogéria.
Rafael Santana