
Em seu primeiro mandato, a vereadora Rogéria Santos (PRB) aproveita os dias de folia em Salvador para acompanhar de perto o outro lado do Carnaval. Durante visita ao Circuito Osmar (Campo Grande), nesta terça-feira (28), a legisladora verificou a situação de vulnerabilidade social de algumas crianças e adolescentes, que ao invés de estarem em centros de acolhimento da prefeitura, estavam trabalhando.
“O carnaval para mim é uma forma de ganhar um dinheiro extra. Não venho com meus pais, venho com a mãe da minha amiga. Sempre venho catar latinhas todos os dias de carnaval”, relata a menor de iniciais C.S., de 11 anos.
Na ocasião, Rogéria Santos visitou o Comitê de Proteção Integral – “De olho na exploração sexual e o trabalho infantil”, onde conselheiros tutelares estão trabalhando em regime de plantão.
“Essa é a primeira vez que venho conferir de perto o Carnaval da cidade e, por isso, não poderia deixar de acompanhar como as crianças e os adolescentes são vistos pelo Poder Público. Vejo que já caminhamos muito, mas ainda há muito a fazer. Ainda podemos ver meninos e meninas trabalhando”, observa a vereadora, ressaltando a necessidade do envolvimento de todos na criação de alternativas de posicionamento para estas crianças no período festivo.
Como exemplo, a vereadora cita o espaço criado pela Saltur, em parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), onde famílias encontram teatro infantil, teatro de bonecos, pintura de rosto, promovendo integração entre crianças e suas famílias durante a festa.