Rombo de R$ 2,5 bilhões e salários defasados de professores mostram que Jerônimo Rodrigues está destruindo a Bahia

Reprodução Youtube

O Governo da Bahia encerrou o primeiro ano de Jerônimo Rodrigues com um rombo histórico de R$ 2,5 bilhões no orçamento, segundo auditoria divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A gestão petista executou despesas muito acima do que havia em caixa, evidenciando uma completa falta de planejamento. Para a oposição, esse descontrole financeiro explica a enxurrada de 15 empréstimos solicitados pelo governador nesses dois primeiros anos de mandato.

Assim que a bomba veio a público, o governo emitiu uma nota cheia de malabarismos, tentando minimizar a gravidade do caso. Como sempre, foi mais rápido na comunicação do que na gestão da Fazenda.

A situação fiscal do estado, no entanto, não é o único problema que pesa contra Jerônimo. Pelo menos 2.500 professores da rede estadual recebem salários abaixo do Piso Nacional do Magistério. Metade desses profissionais trabalha sob o regime especial (Reda), o que só aumenta a indignação da categoria com o governador. Mesmo sendo professor de formação e ex-secretário de Educação, Jerônimo virou as costas para os colegas ao assumir o cargo. O clima de insatisfação só piora com declarações como a defesa da aprovação automática de alunos, quando afirmou que “não pode ser um educador que diga no final do ano ‘você está reprovado’. Quando se reprova, é a escola que está reprovada”.

A crise na Educação e o descontrole financeiro expõem um governo que parece mais focado em narrativas do que em soluções reais. O descumprimento do piso salarial para professores revela uma gestão que não valoriza a categoria e desrespeita direitos básicos.




Jerônimo Rodrigues, que já é considerado o pior governador da história do estado, segue afundando a Bahia em problemas que poderiam ser evitados com boa gestão. Mas, após 20 anos de governos petistas, o que se vê é o agravamento de um modelo falido, sustentado por discursos vazios e promessas não cumpridas.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …