Apontado como o principal responsável pelas piores decisões políticas no Estado nos últimos anos e dono de desgaste interno que atinge servidores públicos, professores, trabalhadores terceirizados, profissionais autônomos, vigilantes, policiais civis e militar e empresas prestadores de serviço, Rui Costa é o principal derrotado nas eleições de 2016.
Em Salvador, o governador petista teve o pior desempenho da história do partido na terceira capital do país com apenas 14,5% dos votos na figura de Alice Portugal. “Não posso deixar de revelar que o governador foi o grande derrotado desta eleição. O PT não teve a capacidade de lançar um candidato e, além disso, a candidata que ele abraçou teve o resultado que teve”, disse em entrevista ACM Neto.
Ze Ronaldo, em Feira de Santana, foi reeleito com 69%. Reduto político de Jaques Wagner, Camaçari vira novo “point” democrata na figura de Elinaldo Araujo quem venceu com 63%.
A derrota mais humilhante e simbólica do Partido dos Trabalhadores, Pintadas, representa o reduto petista mais antigo do país. Situada no sertão do estado, Pintadas elege o democrata Batista da Farmácia batendo a “eterna” Neusa Cadore.
Após administrar a Prefeitura de Lauro de Freitas de 2005 à 2012, a deputada federal Moema Gramacho (PT) retorna ao cargo máximo do município, derrotando Mateus Reis (PSDB) por 52,34% a 40,68% nas eleições deste domingo (2). Moema é uma ilha no oceano de fracassos do governador Rui Costa.